Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22503
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_DiogoVillasboasCavalcanti_tcc.pdf807,21 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A influência do treinamento de força nos indicadores de saúde de crianças e pré-adolescentes
Autor(es): Cavalcanti, Diogo Villasbôas
Orientador(es): Melo, Lídia Mara Aguiar Bezerra de
Assunto: Aptidão física
Musculação
Educação física para crianças
Exercícios físicos para crianças
Data de apresentação: 6-Jul-2017
Data de publicação: 4-Out-2019
Referência: CAVALCANTI, Diogo Villasbôas. A influência do treinamento de força nos indicadores de saúde de crianças e pré-adolescentes. 2017. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Em uma sociedade onde a aparência corporal é muito valorizada, as academias de musculação são procuradas de forma cada vez mais precoce pelos jovens. O objetivo deste estudo foi fazer uma análise retrospectiva sobre a evolução das recomendações do treinamento resistido para crianças e pré adolescentes. A busca bibliográfica foi realizada nas bases de dados PubMed (U.S National Library of Medicine), Web ofscience, e Scielo (ScientificElectronic Library Online). As estratégias de busca incluíram a combinação dos seguintes descritores: “resistance training”, “strength training”, “weight-training” “adolescents”, “children” e “youth”. A busca bibliográfica resultou em 54 artigos. A leitura e análise dos resumos pelos autores resultou na seleção de 19 artigos, respeitando os critérios de inclusão adotados. Os resultados indicam que as primeiras publicações sobre o tema ocorreram em 1990 e, a partir de então, observou-se uma evolução substancial tanto no número de publicações quanto nas abordagens do treinamento resistido para crianças e adolescentes. A análise dos artigos mostra que atualmente é possível encontrar informações qualificadas cujos indicativos suportam a prática do treinamento resistido por parte de crianças e adolescentes de forma segura e eficaz. Pode-se concluir que não restam dúvidas sobre os benefícios do treinamento resistido para a saúde dos jovens, respeitadas as recomendações vigentes as quais são pontuadas ao longo desta revisão. Convém destacar que permanecem latentes questões associadas às respostas crônicas do treinamento resistido nesta faixa etária, assim como dúvidas em relação à prescrição para as diferentes idade, ergonomia dos equipamentos e ambientes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2017.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons