Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2249
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_GinaVieiraPontedeAlbuquerque.pdf926,28 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBicalho, Rute Nogueira de Morais-
dc.contributor.authorAlbuquerque, Gina Vieira Ponte de-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Gina Vieira Ponte de. Barreiras a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em uma unidade pública de ensino do Distrito Federal. 2011. 99 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractAs discussões acerca da Educação Inclusiva e da Educação Especial estão em franco processo de ampliação. A cada ano, novos estudos são publicados sobre o tema e várias mudanças são propostas na busca por um atendimento que se adéque às características e às particularidades dos alunos com necessidades educacionais especiais (ANEEs). Apesar disso, ainda registram-se muitas práticas desenvolvidas na escola e na sociedade que sinalizam para a existência do preconceito, da discriminação e da estigmatização daqueles que se convencionou chamar de deficientes. Muitos pesquisadores adotaram o termo barreiras para se referir a todas essas práticas e situações que se traduzem em impedimentos para que os ANEEs tenham assegurados os seus direitos à escolarização, à inserção em classes regulares e ao atendimento adequado às suas especificidades. O presente estudo teve por objetivo investigar essas barreiras no contexto específico de uma unidade pública de ensino fundamental, séries finais, localizada no Distrito Federal. Participaram vinte e duas pessoas sendo quinze professores, duas mães, um pai e três alunas com necessidades educacionais especiais. Seguindo os pressupostos da metodologia qualitativa, adotou-se como instrumentos o questionário aberto, a entrevista semi-estruturada e a observação. Os resultados alcançados apontaram para a existência de várias barreiras à inclusão dos ANEEs no contexto escolar, que foram organizadas em cinco categorias. Todas as barreiras identificadas evidenciam que, para se construir uma educação pautada pelos princípios da escola inclusiva, há a necessidade de se oferecer apoio e orientação às famílias dos alunos inseridos em classes inclusivas, promover a ressignificação do espaço escolar, a reestruturação dos programas de formação inicial e permanente dos professores, a superação do modelo educacional ligado ao instrucionismo e à preleção, e a reorganização das condições de trabalho oferecidas aos professores para o cumprimento de suas responsabilidades.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação especialen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.titleBarreiras a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em uma unidade pública de ensino do Distrito Federalen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2012-01-05T11:53:01Z-
dc.date.available2012-01-05T11:53:01Z-
dc.date.issued2012-01-05T11:53:01Z-
dc.date.submitted2011-04-30-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2249-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.description.abstract1Discussions concerning Inclusive Education and Special Education have been growing steadily. Every year new studies are published on the theme and a number of changes are proposed in search for an arrangement that best fits the characteristics and particularities of students with special educational needs (SEN students). Nonetheless, there are still many practices in schools and in society that indicate the presence of prejudice, discrimination, and stigmatization against those who have come to be referred to as disabled. Many researchers have adopted the term barriers to refer to all those practices and situations that represent impediments for SEN students with regard to their right to schooling, their attendance of regular classes, and the adequate meeting of their specific needs. The aim of this study was to investigate these barriers within the specific context of the final grades of a public primary school located in Distrito Federal, Brazil. Twenty-two people, including fifteen teachers, two mothers, one father, and three female students with special educational needs participated in the study. Based on the assumptions of a qualitative methodology, the study employed open-ended questionnaires, semi-structured interviews, and observation. The findings indicate the existence of several barriers to the inclusion of SEN students within the school context, which were organized into five categories. All the identified barriers showed that in order to develop an education based on the principles of inclusive schooling, there is the need to offer support and guidance to the families of students enrolled in inclusive classes, to promote a resignification of the school space, to restructure pre-service and in-service teacher education, to supplant the educational model based on instructionism and lecturing, and to reorganize the working conditions offered to teachers for the fulfillment of their responsibilities.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2249pt_BR
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons