Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22494
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_DanielLandim_GeorgeAraujo_tcc.pdf453,56 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Efeitos do treinamento de ginástica artística nas capacidades físicas e na composição corporal em crianças do sexo feminino
Autor(es): Landim, Daniel Lima
Araújo, George Póvoa Lacerda de
Orientador(es): Bex, Luciana Hagstrom
Assunto: Ginástica artística
Ginástica para crianças - treinamento
Aptidão física
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 4-Out-2019
Referência: LANDIM, Daniel Lima; ARAÚJO, George Póvoa Lacerda de. Efeitos do treinamento de ginástica artística nas capacidades físicas e na composição corporal em crianças do sexo feminino. 2017. 20 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Informações relacionadas à aptidão física permitem prever o estado de saúde e também a possibilidade de sucesso esportivo em determinada modalidade. Resultados de avaliações de capacidades físicas e motoras permitem a implementação de programas voltados para o desenvolvimento dessas variáveis. Dentre as atividades físicas que favorecem a manutenção do peso corporal adequado e o desenvolvimento e aprimoramento das capacidades físicas destaca-se a Ginástica Artística (GA). Entre as capacidades físicas mais exigidas na modalidade estão a flexibilidade, a força e a potência.O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos do treinamento de GA na composição corporal em crianças, bem como nas capacidades físicas de potência muscular, resistência muscular, força e flexibilidade. Foram selecionados 15 indivíduos do sexo feminino praticantes de Ginástica Artística a nível competitivo regional, com idade média de 10 ± 2,8 anos e tempo de prática de 12±3meses. Foram realizadas duas sessões de testes (pré-teste e pós-teste) com intervalo de 15 semanas, totalizando 45h de treinamento. Em cada sessão foi realizado a aferição da estatura e massa corporal para o cálculo do índice de massa corporal (IMC), aferição da circunferência do quadril e circunferência da cintura para cálculo da relação cintura-quadril (RCQ). Foi utilizado o protocolo de três dobras de Pollock para estimar a porcentagem de gordura corporal. Além disso, foram executados teste de flexibilidade no banco de Wells, teste de impulsão horizontal, teste de arremesso de medicine ball, teste de resistência abdominal e teste de flexão na barra. Foi observado aumento significativo nos valores médios do teste de impulsão horizontal e no teste de arremesso de medicine ball,bem como houve aumento na média de massa corporal e gordura corporal. Não houve diferença significativa para os testes de resistência abdominal, flexão na barra ou para os valores de IMC e RCQ. Conclui-se que 45 h de treinamento de GA foram suficientes para gerar uma melhora significativa na potência muscular de membros superiores e inferiores em crianças do sexo feminino.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2017.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons