Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pinto, Viviane Fernandes Faria | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Ilma Aparecida | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Ilma Aparecida. Ser professor na escola inclusiva: desafios e conquistas. 2011. x, 70 f. Monografia Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. | en |
dc.description.abstract | Com este estudo objetivou-se identificar e analisar as percepções de um grupo de professores da rede pública do DF, sobre o processo de inclusão escolar, buscando verificar como estão sendo oportunizadas reflexões sobre o cenário inclusivo; investigar o conjunto de condições de trabalho dos professores que trabalham em sistemas inclusivos, bem como averiguar as condições de trabalho e a formação continuada desses professores dentro do processo educacional inclusivo. Para alcançar tais objetivos foi utilizada uma pesquisa de campo empírica. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas e aplicação de um questionário fechado a um grupo de professores do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública do Distrito Federal. Os dados coletados foram submetidos a uma análise qualitativa e quantitativa. Os resultados apontaram para a existência de um sentimento de despreparo e angústia por parte dos professores no desenvolvimento do trabalho inclusivo por falta de formação específica e falta de estrutura física de acessibilidade na instituição escolar. Contudo percebeu-se a construção de estratégias pessoais de superação, pautadas na cooperação e interação do grupo escolar. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | en |
dc.subject.keyword | Professores de educação especial - formação | en |
dc.title | Ser professor na escola inclusiva : desafios e conquistas | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2012-01-05T11:52:50Z | - |
dc.date.available | 2012-01-05T11:52:50Z | - |
dc.date.issued | 2012-01-05T11:52:50Z | - |
dc.date.submitted | 2011-04-30 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/2248 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2248 | - |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|