Resumo: | Este trabalho busca trazer reflexões sobre a visão de cientista e sobre a atividade científica de
alunas de ensino médio de uma escola pública de uma região administrativa de Brasília. Tendo
em vista que, por vezes, as alunas apresentam uma visão distorcida sobre quem faz ciência e
sobre o trabalho do(a) cientista. Que é adquirida dentre outros meios, pela própria didática, e
metodologia aplicadas em sala de aula durante a construção do saber científico. Além disso,
essa construção errônea também é resultado da construção social, história e política da ciência,
que era uma área predominantemente associada ao homem, mesmo com importantes
contribuições femininas ao longo da história. Ainda há a influência caricata, propagada por
filmes, desenhos e mídias no geral. A fim de caracterizar a visão dessas alunas, foi aplicado um
questionário que versava sobre a descrição de cientista, do seu trabalho, e demais aspectos que
envolvem o produto do trabalho científico. Ao final, observou-se que a maior parte das alunas
descrevem que mulheres podem ser cientistas, porém, pouquíssimas conseguem expressar essa
opinião no desenho. Outro dado importante foi o relato da dificuldade das alunas em “só
conseguem imaginar um homem nesta função, dentre outros adjetivos que estavam
correlacionados. Sobre o trabalho do(a) cientista, grande parte das alunas o caracterizou com
uma visão utilitarista, devido ao desenvolvimento de remédios e outras tecnologias. |