Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Paz, Leonardo Petrus da Silva | - |
dc.contributor.author | Eustorgio, Stefanie de Morais Borges | - |
dc.identifier.citation | EUSTORGIO, Stefanie de Morais Borges. Efetividade do Nintendo wii no controle postural e mobilidade de crianças com paralisia cerebral: uma revisão sistemática. 2018. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fisioterapia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Fisioterapia, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | OBJETIVO: O uso do Nintendo Wii como terapia de realidade virtual para
tratamento de crianças com paralisia cerebral vem sendo usado como um novo
método de tratamento. Diante disso, o objetivo dessa pesquisa foi verificar se a
terapia com Nintendo Wii em crianças com paralisia cerebral é efetiva na
melhora do controle postural e da mobilidade, e ainda se é melhor comparada
a terapia convencional. MATERIAIS E MÉTODOS: Adotou-se, como critério de
inclusão, o tipo de estudo ser ensaio clínico, controlado ou aleatorizado, ter
como grupo crianças de 0 a 18 anos com paralisia cerebral, com desfecho de
melhora do controle postural e mobilidade. Foram rastreados artigos de
ensaios clínicosnas bases de dados eletrônicas Scielo, Pubmed, Pedro, Cinahl,
Cochrane, BVS. Utilizando-se as palavras chaves ‘’Nintendo wii’’, ‘’cerebral
palsy’’, ‘’balance’’, ‘’children’’, ‘’postural control’’, ‘’mobility’’, publicados de 2010
a 2018.RESULTADOS: Foram encontrados 296 artigos e incluídos no estudo 5
artigos que avaliaram mobilidade e controle postural em crianças com paralisia
cerebral, a idade dos pacientes variou entre 5 e 18 anos, e as sessões de 6 a
12 semanas, com frequência de 2 a 4 sessões semanais, durante de 6 a 12
semanas, 3 estudos compararam a terapia de realidade virtual com a
convencional. CONCLUSÃO: De acordo com os estudos analisados o Nintendo
Wii demonstrou que pode ser efetivo na melhora do controle postural e
mobilidade em crianças com paralisia cerebral, sendo uma terapia que se
combinada com o tratamento tradicional possui melhor efeito sobre o equilíbrio
do que apenas o tradicional, a qualidade de evidência fica prejudicada devido
aos tamanhos amostrais pequenos e heterogeneidade de avaliação, por isso
os efeitos são incertos, por isso são necessários estudos maiores para definir a
real efetividade da realidade virtual. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Realidade virtual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Paralisia cerebral nas crianças | pt_BR |
dc.title | Efetividade do Nintendo wii no controle postural e mobilidade de crianças com paralisia cerebral : uma revisão sistemática | pt_BR |
dc.title.alternative | Effectiveness of Nintendo wii in postural control and mobility of children with cerebral palsy: a systematic review | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-10T12:03:21Z | - |
dc.date.available | 2019-09-10T12:03:21Z | - |
dc.date.submitted | 2018-12-04 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/22406 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Silva, Marianne Lucena da | - |
dc.description.abstract1 | OBJECTIVE: The use of Nintendo Wii as a virtual reality therapy for the
treatment of children with cerebral palsy has been used as a new treatment
method. Therefore, this research’s goal was to verify if Nintendo Wii therapy in
children with cerebral palsy is effective in improving postural control and
mobility, and if it is better compared to the conventional therapy. MATERIALS
AND METHODS: As inclusion criterion, the type of study was a controlled or
randomized clinical trial, having as a group children aged 0 to 18 years with
cerebral palsy, with an outcome of improved postural control and mobility.
Clinical trial articles were screened in the scientific bases Scielo, Pubmed,
Pedro, Cinahl, Cochrane and BVS, using the key words "Nintendo wii",
"cerebral palsy", "balance", '' children '' and '' postural control '', ‘’mobility’’,
published from 2010 to 2018. RESULTS: We found 296 articles and included in
the study 5 articles, which evaluated mobility and postural control in children
with cerebral palsy, were included in the study. The age of the patients ranged
from 5 to 18 years, and the sessions from 6 to 12 weeks, with a frequency of 2
to 4 sessions per week for 6 to 12 weeks. Three studies compared a virtual
reality therapy with the conventional one. CONCLUSION: According to the
studies analyzed, the Nintendo Wii demonstrated that it can be effective in
improving the postural control and mobility in children with cerebral palsy, being
a therapy that if combined with the traditional treatment has a better effect on
the balance than only the traditional, the quality of evidence is impaired due to
small sample sizes and heterogeneity of evaluation, so the effects are
uncertain, so larger studies are needed to define the real effectiveness of virtual
reality. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Fisioterapia
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