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dc.contributor.advisorPaz, Leonardo Petrus da Silva-
dc.contributor.authorEustorgio, Stefanie de Morais Borges-
dc.identifier.citationEUSTORGIO, Stefanie de Morais Borges. Efetividade do Nintendo wii no controle postural e mobilidade de crianças com paralisia cerebral: uma revisão sistemática. 2018. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fisioterapia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Fisioterapia, 2018.pt_BR
dc.description.abstractOBJETIVO: O uso do Nintendo Wii como terapia de realidade virtual para tratamento de crianças com paralisia cerebral vem sendo usado como um novo método de tratamento. Diante disso, o objetivo dessa pesquisa foi verificar se a terapia com Nintendo Wii em crianças com paralisia cerebral é efetiva na melhora do controle postural e da mobilidade, e ainda se é melhor comparada a terapia convencional. MATERIAIS E MÉTODOS: Adotou-se, como critério de inclusão, o tipo de estudo ser ensaio clínico, controlado ou aleatorizado, ter como grupo crianças de 0 a 18 anos com paralisia cerebral, com desfecho de melhora do controle postural e mobilidade. Foram rastreados artigos de ensaios clínicosnas bases de dados eletrônicas Scielo, Pubmed, Pedro, Cinahl, Cochrane, BVS. Utilizando-se as palavras chaves ‘’Nintendo wii’’, ‘’cerebral palsy’’, ‘’balance’’, ‘’children’’, ‘’postural control’’, ‘’mobility’’, publicados de 2010 a 2018.RESULTADOS: Foram encontrados 296 artigos e incluídos no estudo 5 artigos que avaliaram mobilidade e controle postural em crianças com paralisia cerebral, a idade dos pacientes variou entre 5 e 18 anos, e as sessões de 6 a 12 semanas, com frequência de 2 a 4 sessões semanais, durante de 6 a 12 semanas, 3 estudos compararam a terapia de realidade virtual com a convencional. CONCLUSÃO: De acordo com os estudos analisados o Nintendo Wii demonstrou que pode ser efetivo na melhora do controle postural e mobilidade em crianças com paralisia cerebral, sendo uma terapia que se combinada com o tratamento tradicional possui melhor efeito sobre o equilíbrio do que apenas o tradicional, a qualidade de evidência fica prejudicada devido aos tamanhos amostrais pequenos e heterogeneidade de avaliação, por isso os efeitos são incertos, por isso são necessários estudos maiores para definir a real efetividade da realidade virtual.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordRealidade virtualpt_BR
dc.subject.keywordParalisia cerebral nas criançaspt_BR
dc.titleEfetividade do Nintendo wii no controle postural e mobilidade de crianças com paralisia cerebral : uma revisão sistemáticapt_BR
dc.title.alternativeEffectiveness of Nintendo wii in postural control and mobility of children with cerebral palsy: a systematic reviewpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2019-09-10T12:03:21Z-
dc.date.available2019-09-10T12:03:21Z-
dc.date.submitted2018-12-04-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22406-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoSilva, Marianne Lucena da-
dc.description.abstract1OBJECTIVE: The use of Nintendo Wii as a virtual reality therapy for the treatment of children with cerebral palsy has been used as a new treatment method. Therefore, this research’s goal was to verify if Nintendo Wii therapy in children with cerebral palsy is effective in improving postural control and mobility, and if it is better compared to the conventional therapy. MATERIALS AND METHODS: As inclusion criterion, the type of study was a controlled or randomized clinical trial, having as a group children aged 0 to 18 years with cerebral palsy, with an outcome of improved postural control and mobility. Clinical trial articles were screened in the scientific bases Scielo, Pubmed, Pedro, Cinahl, Cochrane and BVS, using the key words "Nintendo wii", "cerebral palsy", "balance", '' children '' and '' postural control '', ‘’mobility’’, published from 2010 to 2018. RESULTS: We found 296 articles and included in the study 5 articles, which evaluated mobility and postural control in children with cerebral palsy, were included in the study. The age of the patients ranged from 5 to 18 years, and the sessions from 6 to 12 weeks, with a frequency of 2 to 4 sessions per week for 6 to 12 weeks. Three studies compared a virtual reality therapy with the conventional one. CONCLUSION: According to the studies analyzed, the Nintendo Wii demonstrated that it can be effective in improving the postural control and mobility in children with cerebral palsy, being a therapy that if combined with the traditional treatment has a better effect on the balance than only the traditional, the quality of evidence is impaired due to small sample sizes and heterogeneity of evaluation, so the effects are uncertain, so larger studies are needed to define the real effectiveness of virtual reality.pt_BR
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