Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22381
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_NathanyBritoRodrigues_tcc.pdf2,23 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Práticas abolicionistas em bibliotecas prisionais ou sugestão de critérios avaliativos para bibliotecas prisionais
Autor(es): Rodrigues, Nathany Brito
Orientador(es): Costa, Michelli Pereira da
Assunto: Reabilitação de criminosos
Bibliotecas
Data de apresentação: 22-Mar-2019
Data de publicação: 4-Set-2019
Referência: RODRIGUES, Nathany Brito. Práticas abolicionistas em bibliotecas prisionais ou sugestão de critérios avaliativos para bibliotecas prisionais. 2019. 163 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Esta monografia propõe um instrumento de desenvolvimento e avaliação de bibliote-ca prisional a partir de práticas abolicionistas. Para tanto apresenta conceitos, dis-cussões e atribuições anticistêmicas na contextualização da biblioteca no ambiente carcerário, considerando: a racialização da democracia da informação, as condições atuais da população carcerária brasileira e das penitenciárias e a criação e possibili-dades da biblioteca prisional. Identifica a existência de um documento que propõe diretrizes para bibliotecas prisionais e o expande a partir de uma perspectiva abolici-onista. Por fim analisa as orientações identificadas, cria elementos e critérios de ava-liação considerando objetivos abolicionistas e propõe outro instrumento. Esse traba-lho conclui que a abolição penal é a solução ao problema carcerário brasileiro e a biblioteca prisional precisa se alinhar com ela através do combate ao epistemicídio.
Resumén: Esta monografía propone un instrumento de desarrollo y evaluación de biblioteca prisional a partir de prácticas abolicionistas. Para ello presenta conceptos, discusio-nes y atribuciones anticisteriales en la contextualización de la biblioteca en el am-biente carcelario, considerando: la racialización de la democracia de la información, las condiciones actuales de la población carcelaria brasileña y de las cárceles y la creación y posibilidades de la biblioteca prisional. Identifica la existencia de un do-cumento que propone directrices para bibliotecas prisionales y lo expande desde una perspectiva abolicionista. Por último, analiza las orientaciones identificadas, crea elementos y criterios de evaluación considerando objetivos abolicionistas y propone otro instrumento. Este trabajo concluye que la abolición penal es la solución al pro-blema carcelario brasileño y la biblioteca prisional necesita alinearse con ella a tra-vés del combate al epistemicídio.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Curso de Graduação em Biblioteconomia, 2019.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons