Título: | Bibliotecas ecolares e o ensino médio no Distrito Federal : desafios e reflexões |
Autor(es): | Meneses, Luis Carlos de Santana |
Orientador(es): | Duarte, Yaciara Mendes |
Assunto: | Bibliotecas escolares Bibliotecários - prática profissional |
Data de apresentação: | 18-Abr-2019 |
Data de publicação: | 4-Set-2019 |
Referência: | MENESES, Luis Carlos de Santana. Bibliotecas ecolares e o ensino médio no Distrito Federal: desafios e reflexões. 2019. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | A um ano do prazo para o cumprimento da lei de universalização das bibliotecas nas
instituições de ensino, ainda são tímidas as movimentações quanto a torna-la de fato
eficaz. Com a implementação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é
imprescindível a presença da biblioteca escolar nas instituições de ensino e a
atuação do profissional bibliotecário no processo de ensino e aprendizagem dos
jovens desta etapa do final da Educação Básica. Para tanto, este trabalho, de
caráter exploratório e descritivo, busca identificar produtos, serviços e as práticas de
auxílio realizadas nas bibliotecas escolares da rede pública e privada de ensino da
zona central do Distrito Federal que visam contribuir para a formação educacional
dos jovens do ensino médio. A metodologia utilizada consiste em uma pesquisa
qualitativa realizada em oito escolas (quatro particulares, três públicas e uma
híbrida) localizadas na zona central do Distrito Federal. O instrumento de coleta
adotado foi a entrevista semiestruturada direcionada aos profissionais responsáveis
pela biblioteca escola. O universo da pesquisa constitui-se de nove profissionais
entrevistados, com áreas de formação que variam desde biblioteconomia à
engenharia elétrica. Por meio da análise dos dados, constata-se que a escassa
presença do bibliotecário nas bibliotecas escolares, sobretudo no que diz respeito às
instituições públicas de ensino, inviabiliza a oferta de produtos e serviços de
qualidade aos alunos do ensino médio. Demostram também a segregação que ainda
há entre a biblioteca escolar e a sala de aula e a dificuldade em auxiliar aos alunos
desta etapa do ensino em suas demandas sem a cooperação dos professores. Por
fim, é possível concluir que o sucesso da biblioteca escolar só será possível quando
esta dispuser de profissionais adequados e que haja dentro da intuição de ensino a
cooperação mútua entre bibliotecários e professores. |
Abstract: | A year from the deadline for compliance of the libraries universalization in teaching
intuitions law, the movements are still timid in order to make it actually effective. With
the implementation of the new Common National Curricular Base (BNCC), it is
essential the presence of a school library in educational institutions and that the
professional librarian is involved in the process of teaching and learning of young
people in this stage of the end of Basic Education. To do so, this exploratory and
descriptive study aims to identify products, services and aid practices carried out in
the public and private school educational libraries of the central zone of Distrito
Federal that aim to contribute to the educational training of high school youth. The
methodology used consists of a qualitative research carried out in eight schools (four
private, three public and one hybrid) located in the central zone of the Distrito
Federal. The instrument of data collection adopted was the semistructured interview
directed to professionals responsible for the school library. The research universe
consists of nine professionals interviewed, with areas of training ranging from
librarianship to electrical engineering. Through the analysis of the data, it is
concluded that the scarce presence of the librarian in school libraries, especially with
regard to public educational institutions, makes it impossible to offer quality products
and services to high school students. They also show the segregation that still exists
between the school library and the classroom and the difficulty in helping students of
this stage of teaching in their demands without the cooperation of teachers. Finally, it
is possible to conclude that the success of the school library will only be possible
when it has adequate professionals and that there is within the intuition of teaching
the mutual cooperation between librarians and teachers. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Curso de Graduação em Biblioteconomia, 2019. |
Aparece na Coleção: | Biblioteconomia
|