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Título: Bibliotecas ecolares e o ensino médio no Distrito Federal : desafios e reflexões
Autor(es): Meneses, Luis Carlos de Santana
Orientador(es): Duarte, Yaciara Mendes
Assunto: Bibliotecas escolares
Bibliotecários - prática profissional
Data de apresentação: 18-Abr-2019
Data de publicação: 4-Set-2019
Referência: MENESES, Luis Carlos de Santana. Bibliotecas ecolares e o ensino médio no Distrito Federal: desafios e reflexões. 2019. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A um ano do prazo para o cumprimento da lei de universalização das bibliotecas nas instituições de ensino, ainda são tímidas as movimentações quanto a torna-la de fato eficaz. Com a implementação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é imprescindível a presença da biblioteca escolar nas instituições de ensino e a atuação do profissional bibliotecário no processo de ensino e aprendizagem dos jovens desta etapa do final da Educação Básica. Para tanto, este trabalho, de caráter exploratório e descritivo, busca identificar produtos, serviços e as práticas de auxílio realizadas nas bibliotecas escolares da rede pública e privada de ensino da zona central do Distrito Federal que visam contribuir para a formação educacional dos jovens do ensino médio. A metodologia utilizada consiste em uma pesquisa qualitativa realizada em oito escolas (quatro particulares, três públicas e uma híbrida) localizadas na zona central do Distrito Federal. O instrumento de coleta adotado foi a entrevista semiestruturada direcionada aos profissionais responsáveis pela biblioteca escola. O universo da pesquisa constitui-se de nove profissionais entrevistados, com áreas de formação que variam desde biblioteconomia à engenharia elétrica. Por meio da análise dos dados, constata-se que a escassa presença do bibliotecário nas bibliotecas escolares, sobretudo no que diz respeito às instituições públicas de ensino, inviabiliza a oferta de produtos e serviços de qualidade aos alunos do ensino médio. Demostram também a segregação que ainda há entre a biblioteca escolar e a sala de aula e a dificuldade em auxiliar aos alunos desta etapa do ensino em suas demandas sem a cooperação dos professores. Por fim, é possível concluir que o sucesso da biblioteca escolar só será possível quando esta dispuser de profissionais adequados e que haja dentro da intuição de ensino a cooperação mútua entre bibliotecários e professores.
Abstract: A year from the deadline for compliance of the libraries universalization in teaching intuitions law, the movements are still timid in order to make it actually effective. With the implementation of the new Common National Curricular Base (BNCC), it is essential the presence of a school library in educational institutions and that the professional librarian is involved in the process of teaching and learning of young people in this stage of the end of Basic Education. To do so, this exploratory and descriptive study aims to identify products, services and aid practices carried out in the public and private school educational libraries of the central zone of Distrito Federal that aim to contribute to the educational training of high school youth. The methodology used consists of a qualitative research carried out in eight schools (four private, three public and one hybrid) located in the central zone of the Distrito Federal. The instrument of data collection adopted was the semistructured interview directed to professionals responsible for the school library. The research universe consists of nine professionals interviewed, with areas of training ranging from librarianship to electrical engineering. Through the analysis of the data, it is concluded that the scarce presence of the librarian in school libraries, especially with regard to public educational institutions, makes it impossible to offer quality products and services to high school students. They also show the segregation that still exists between the school library and the classroom and the difficulty in helping students of this stage of teaching in their demands without the cooperation of teachers. Finally, it is possible to conclude that the success of the school library will only be possible when it has adequate professionals and that there is within the intuition of teaching the mutual cooperation between librarians and teachers.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Curso de Graduação em Biblioteconomia, 2019.
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