Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22379
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LeandroHenriquePinheiro_tcc.pdf1,02 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O bibliotecário como educador nas escolas privadas do DF
Autor(es): Pinheiro, Leandro Henrique Silva
Orientador(es): Duarte, Yaciara Mendes
Assunto: Bibliotecas escolares
Bibliotecários - prática profissional
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 4-Set-2019
Referência: PINHEIRO, Leandro Henrique Silva. O bibliotecário como educador nas escolas privadas do DF. 2019. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Esta monografia aborda o tema do bibliotecário como educador em escolas de ensino básico do Distrito Federal. O tema foi escolhido por interesse pessoal do autor nessa temática, por considerar relevante para os bibliotecários e por perceber a pouca produção de monografias, dissertações de mestrado e doutorado sobre o assunto abordado. Buscou-se apresentar um panorama geral sobre a história das escolas no Brasil e sua função na formação do cidadão e colocou-se também o que se entende como biblioteca, com o foco na biblioteca escolar, para entender qual seu papel dentro da comunidade no qual está inserida e algumas mudanças que venham a inovar esse espaço. Tem como objetivo conhecer a atuação dos bibliotecários na função de educador nas escolas privadas de Brasília, Distrito Federal. Como instrumento de coleta de dados utiliza-se uma entrevista a fim de conhecer como o bibliotecário atua como educador por meio de relatos dos bibliotecários e com isso evidencia que o bibliotecário tem consciência da sua importância em seu papel como educador dentro da biblioteca escolar utilizando de suas competências profissionais e pessoais para melhor conhecer e entender as necessidades de seus usuários. Entretanto, há a necessidade de conscientizar a comunidade docente no que diz respeito a dar o devido reconhecimento a esta função de educador do bibliotecário e até mesmo do curso de Biblioteconomia, no caso o curso da Universidade de Brasília – UnB.
Abstract: The subject approaches the librarian as educator in elementary schools of the Federal District.This theme was chosen by author´s personal interest in this area, due to its relevance for librarians and due to the low production of monographs, final course assignment,masters and doctoral dissertations on the subject addressed.It was intended to present a more general panorama of the history of the schools in Brazil and its role in the formation of the citizen.It was also discussed what is understood as a library,with the focus on the school library, to understand its role within the community in which it is insertedand some changes that can innovate this space.It has the purpose of knowing the performance of librarians as educators in the private schools of Brasília, Federal District.It uses, as an instrument of data collection, an interview in order to know how the librarian acts as educator through reports of the librarians.It shows that the librarian is aware of the importance of its role as an educator within the school library, using its professional and personal skills to better know and understand the needs of its users, however there is the need of raising the teaching community´s awareness about the recognition of the librarian as an educatorand even of the library science graduate program,in this case the course of the University of Brasília – UnB.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Curso de Graduação em Biblioteconomia, 2019.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons