Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22378
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_IvoCostaJunior_tcc.pdf985,04 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O movimento maker no DF e a atuação do bibliotecário : estudo de caso na Casa Thomas Jefferson
Autor(es): Costa Júnior, Ivo da Silva
Orientador(es): Duarte, Yaciara Mendes
Assunto: Bibliotecários
Metodologia
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 4-Set-2019
Referência: COSTA JÚNIOR, Ivo da Silva. O movimento maker no DF e a atuação do bibliotecário: estudo de caso na Casa Thomas Jefferson. 2019. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho discute as possibilidades que o movimento maker traz à profissão do bibliotecário, nesse intento, colocando em análise aspectos fundamentais que mediante pontos levantados no referencial teórico e entrevista realizada, percorrem assuntos como a formação deste profissional em virtude da alta imersão tecnológica que a sociedade se encontra. Este é um fator que indubitavelmente impacta reflexões a respeito do futuro da profissão, portanto, esta monografia tem por objetivo compreender a partir de estudo de caso realizado com o bibliotecário acolhido na pesquisa e atuante no determinado espaço maker, um espectro que demonstre qual realidade é encontrada por esse profissional, apropriadamente, alicerçado pelo caminho que percorreu da graduação em Biblioteconomia a atual ocupação no makerspace. Foi utilizado dentro da metodologia de pesquisa o recurso de entrevista, sendo o mesmo conteúdo encaminhado anteriormente por e-mail na espécie de roteiro de perguntas a cada um dos dois profissionais, a priori, selecionados, uma vez que apenas um estabeleceu retorno. Segundo o levantamento bibliográfico, foi realizado investigação em fontes diversas de informação, como trabalhos acadêmicos e matérias especializadas na área. Em razão dos resultados, o trabalho apresentou um panorama ponderado, contudo, prestativo no que pretendeu expor sobre o tema, além de também ter sido atentamente investigado em conformidade aos desdobramentos tecnológicos, sociais e educativos. Acredita-se que embora possam haver déficits na graduação do curso de Biblioteconomia, segundo a análise dos dados, especialmente quando nos referimos a esse profissional sendo capaz de atender adequadamente aos anseios renovadores da sociedade, conclui-se que as soluções pensadas em respeito a problemática do tema, não concerne apenas em haver ferramentas de trabalho inovadoras, espaços altamente preparados, mas sim, a necessidade de o indivíduo internalizar a mentalidade do aprender como ato contínuo e agregador, dessa forma, tornando a tecnologia peça fundamental ao exercício da profissão e, ao mesmo tempo, acrescendo o reconhecimento à importância do material humano como figura que se desenvolve e evolui em harmonia a essas novas e frequentes nuanças sociais.
Abstract: The present work discusses the possibilities that the movement maker brings to the profession of the librarian, in this attempt, analyzing fundamental aspects that through points raised in the theoretical reference and realized interview, subjects such as the formation of this professional due to the high technological immersion that the society finds. This is a factor that undoubtedly impacts reflections about the future of the profession, therefore, this monograph aims to understand from a case study carried out with the librarian hosted in the research and acting in the determined makerspace, a spectrum that demonstrates what reality is found by this professional, appropriately, based on the path that ran from the graduation in Librarianship to the current occupation in the makerspace. It was used within the research methodology the interview resource, being the same content sent previously by e-mail in the kind of script of questions to each of the two professionals, since only one established return. According to the bibliographical survey, research was carried out in diverse sources of information, such as academic papers and specialized subjects in the area. Due to the results, the work presented a weighted overview, nevertheless, helpful in what it intended to expose on the subject, besides being also closely investigated in accordance with the technological, social and educational developments. It is believed that although there may be deficits in the undergraduate degree in Librarianship, according to the analysis of the data, especially when we refer to this professional being able to adequately meet the renewal aspirations of society, it is concluded that the solutions thought in respect to the problem of the subject, not only concern innovative work tools, highly prepared spaces, but rather the need for the individual to internalize the mentality of learning as a continuous and aggregating act, thus making technology a fundamental part of the practice of the profession and, at the same time, recognition of the importance of human material as a figure that develops and evolves in harmony with these new and frequent social nuances.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Curso de Graduação em Biblioteconomia, 2019.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons