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Título: Letramento informacional : uma análise de como o tema é abordado na literatura da Ciência da Informação no Brasil de 2011-20017
Autor(es): Viana, Maria Helena de Souza
Orientador(es): Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Assunto: Periódicos científicos
Publicações científicas
Bibliometria
Data de apresentação: 30-Ago-2018
Data de publicação: 3-Set-2019
Referência: VIANA, Maria Helena de Souza. Letramento informacional: uma análise de como o tema é abordado na literatura da Ciência da Informação no Brasil de 2011-20017. 2018. 67 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O estudo teve o propósito de analisar como o tema letramento informacional é abordado nos periódicos da Ciência da Informação no Brasil no período de 2011-2017. Trata-se de um levantamento bibliográfico da produção cientifica no Brasil, em que foi apresentada a origem, desenvolvimento e o conceito de letramento Informacional, os principais autores sobre o tema, suas áreas de atuação e diferentes abordagens. A pesquisa abordou a qualidade da produção científica sobre letramento informacional no Brasil por meio do sistema Qualis, principal ferramenta de avaliação de periódicos científicos mantida pela CAPES. É uma pesquisa com abordagem qualitativa e quantitativa. O instrumento de coleta utilizado foi a análise dos artigos dos periódicos da Ciência da Informação com Qualis A1, A2 e B1. Os resultados mostraram que a maior parte dos artigos coletados foram publicados em periódicos com Qualis B1e que nos últimos anos os estudiosos têm desenvolvido pesquisas sobre o tema mais relacionadas à educação, do que a outras áreas.
Abstract: The purpose of this study was to analyze how information literacy is addressed in the periodicals of Information Science in Brazil in the period 2011-2017. It is a bibliographical survey of the scientific production in Brazil, in which the origin, development and the concept of informational literacy were presented, the main authors on the subject, their areas of action and different approaches. The research focused on the quality of the scientific production on information literacy in Brazil through the Qualis system, the main evaluation tool of scientific journals maintained by CAPES. It is a qualitative and quantitative research. The collection instrument used was the analysis of the articles of the Information Science journals with Qualis A1, A2 and B1. The results showed that most of the collected articles were published in journals with Qualis B1e that in recent years scholars have developed research on the subject more related to education than to other areas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Curso de Graduação em Biblioteconomia, 2018.
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