Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Costa, Michelli Pereira da | - |
dc.contributor.author | Dias, Camila Duarte Cassiano | - |
dc.identifier.citation | DIAS, Camila Duarte Cassiano. O bibliotecário de referência e o atendimento de pessoas com deficiência em bibliotecas universitárias. 2018. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Curso de Graduação em Biblioteconomia, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta é uma pesquisa bibliográfica complementada por uma pesquisa de campo em que se aborda o atendimento de referência aos usuários com deficiência em quatro bibliotecas universitárias de Brasília. O objetivo geral é analisar as competências e habilidades dos bibliotecários de referência em bibliotecas de Instituições de Ensino Superior (IES) de Brasília, bem como as condições de acessibilidade das unidades de informação onde atuam. Inicialmente fez-se a revisão da literatura, em que se buscou obras pertinentes ao tema. As consultas foram feitas no Google Acadêmico, Portal de Periódicos da Capes e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). As bases consultadas (Google Scholar, BDTD e Capes) foram escolhidas pelo fato de as duas primeiras serem de acesso aberto, e o da Capes por ser um portal conhecido mundialmente e de referência. Também foram consultadas obras impressas. A parte prática se deu por meio de questionário semiestruturado a quatro bibliotecários de Instituições de Ensino Superior da cidade de Brasília-DF. Os resultados indicaram que a acessibilidade das instituições pesquisadas é fragmentada, ou seja, falham em alguns aspectos, mas são adequadas em outros, assim como os profissionais nelas atuantes são em sua maioria sem a qualificação ou formação adequada para o desempenho no atendimento a usuários com deficiência. Isto evidencia a necessidade de se promover a formação continuada dos profissionais que atuam em unidades de informação e a criação de políticas de inclusão principalmente nas bibliotecas universitárias do DF. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bibliotecários - prática profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Usuários de bibliotecas | pt_BR |
dc.title | O bibliotecário de referência e o atendimento de pessoas com deficiência em bibliotecas universitárias | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-02T14:29:24Z | - |
dc.date.available | 2019-09-02T14:29:24Z | - |
dc.date.submitted | 2018-12-13 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/22364 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This is a bibliographical research complemented by a field research that addresses the reference service for disabled users in university libraries in Brazil. The general objective is to analyze the skills and abilities of reference librarians in libraries of Higher Education Institutions of Brasília (IES), as well as the accessibility conditions of the information units where they work. Initially the literature review was searched, in which works relevant to the theme were searched. The queries were made in Google Scholar, Portal of Periodicals of Capes and in the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). The databases consulted (Google Scholar, BDTD and Capes) were chosen because the first two were open access, and Capes because it is a portal known worldwide and reference. Also printed works were collated. The practical part was given through a semistructured questionnaire to four librarians of Higher Education Institutions of the city of Brasília-DF. The results indicated that the accessibility conditions of the institutions studied are fragmented, that is, they fail in some aspects, but they are adequate in others, just as the professionals in them are mostly disqualified and without the ideal training for the performance of the function. This highlights the need to promote the continuing education of professionals working in information units and the creation of inclusion policies, especially in the university libraries of the Federal District. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Biblioteconomia
|