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Título: Mapeamento das estratégias de marketing da Biblioteca Pedro Aleixo da Câmara dos Deputados
Autor(es): Sousa, Thaís Monique de Queiroz
Orientador(es): Souza, Flávia Moreno Alves de
Assunto: Estudo de usuários
Bibliotecas - planejamento
Data de apresentação: 31-Ago-2017
Data de publicação: 2-Set-2019
Referência: SOUSA, Thaís Monique de Queiroz. Mapeamento das estratégias de marketing da Biblioteca Pedro Aleixo da Câmara dos Deputados. 2017. 86 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este estudo objetivou mapear as estratégias de Marketing da Biblioteca Pedro Aleixo da Câmara dos Deputados. O referencial teórico abrangeu os tópicos do conceito de Marketing, Marketing em bibliotecas, estudo de usuário e planejamento estratégico. Para o levantamento dos dados foi realizado um estudo de caso, enviando o questionário aos bibliotecários que trabalham na Biblioteca Pedro Aleixo. Dez bibliotecários responderam ao questionário, o que possibilitou perceber a importância de um plano de Marketing para a biblioteca, assim como mapear suas estratégias de Marketing, como são divulgados seus produtos e serviços e qual o diferencial da Biblioteca. Foi possível, também, analisar os pontos fortes e fracos da Biblioteca possibilitando a melhoria desses pontos fracos e alavancando os pontos fortes por meio da matriz SWOT.
Abstract: This one present work sought to map the Marketing strategies of the Pedro Aleixo Library of the Chamber of Deputies, aiming at the real needs of making Marketing present and demonstrating its importance and the validity that it has in non profit organizations. The theoretical framework covered the topics of the concept of Marketing, Marketing in libraries, user study and strategic planning. For the data collection, a case study was carried out, sending the questionnaire to librarians working directly with the Pedro Aleixo Library. Ten librarians answered the questionnaire, which made it possible to perceive the importance of a Marketing plan for the library, as well as to map out their Marketing strategies, how their products and services are publicized and what the library's differential is. It was also possible to analyze the strengths and weaknesses of the library by enabling the improvement of these weaknesses and leveraging the strengths through the SWOT matrix.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Curso de Graduação em Biblioteconomia, 2017.
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