Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Sacerdote, Helena Célia de Souza | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Paulo Sergio | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Paulo Sergio. Análise junguiana de grafites como patrimônio artístico-cultural no interior de São Paulo. 2019. 43 f., il. Trabalho de Conclusão do Curso (Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico)—Universidade de Brasília, São Paulo - SP, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2019. Curso de Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico a distância. Polo Barretos - SP. | pt_BR |
dc.description.abstract | A monografia presente trata de uma análise psicológica junguiana de grafites na cidade de
Guaíra-SP, como patrimônio cultural e artístico, por meio de uma pesquisa etnográfica em
pontos urbanos da cidade. A problematização sugere que se a arte do grafite é passageira
(LOPES, 2010), qual é a importância do grafite como patrimônio cultural e artístico para
psique humana? A partir da análise da psicologia de Jung nessa vertente de arte urbana do
grafite, constatou-se a representação do inconsciente coletivo com arquétipos anima e animus,
(sendo a anima as características psicológicas femininas presentes na psique masculina, e o
animus as características psicológicas masculinas presentes na psique da mulher), assim como
o mito do herói presentes nas representações gráficas das etnias indígenas e da comunidade
negra. Com isso, podemos afirmar que o grafite configura-se como patrimônio cultural e
artístico; sendo este um agente de memória afetiva e cultural com a cidade, não somente para
o desenvolvimento da cidadania de crianças e adolescentes, mas estimulando a sociedade a
refletir como a arte do grafite pode ser carregada de símbolos que representam as vivências de
um povo, suas histórias e suas lutas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Grafite (Arte) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Patrimônio cultural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Psicologia junguiana | pt_BR |
dc.title | Análise junguiana de grafites como patrimônio artístico-cultural no interior de São Paulo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-29T14:54:36Z | - |
dc.date.available | 2019-08-29T14:54:36Z | - |
dc.date.submitted | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/22351 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present monograph deals with a Jungian psychology analysis of graffiti in the city of
Guaíra-SP, as cultural and artistic heritage, through an ethnographic research in already urban
points. The problematization suggests that if the art of graphite is fleeting (LOPES, 2010),
what is the importance of graphite as cultural and artistic patrimony for human psyche? From
the analysis of Jung's psychology in this aspect of urban art of graphite, the representation of
the collective unconscious with anima and animus archetypes was verified (being the anima
the female psychological characteristics present in the masculine psyche, and the animus the
masculine psychological characteristics present in the psyche of the woman), as well as the
myth of the hero present in the graphic representations of the indigenous ethnic groups and
the black community. With this, we can affirm that the graphite configures itself as cultural
and artistic patrimony; being an agent of affective and cultural memory with the city, not only
for the development of the citizenship of children and adolescents, but stimulating society to
reflect how the art of graphite can be loaded with symbols that represent the experiences of a
people, their stories and their struggles. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação e Patrimônio Cultural e Artístico
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