Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22350
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_NataliaMariaRibeiroDeSouza_tcc.pdf1,7 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCosta, Sandra Regina Santana-
dc.contributor.authorSouza, Natalia Maria Ribeiro de-
dc.identifier.citationSOUZA, Natalia Maria Ribeiro de. A literatura de cordel e a xilogravura como ferramentas de aprendizagem no ensino da arte-educação. 2019. 56 f., il. Trabalho de Conclusão do Curso (Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2019. Curso de Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico a distância. Polo Cidade de Goiás-GO.pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso tem a finalidade de conhecer a história do cordel e também relacionar com a história de Brasília. Pois muitos nordestinos que migraram para o Distrito Federal não voltaram para à sua terra natal e aqui constituíram família. Dessa forma percebe-se que é uma história ainda muito presente. Por isso o estudo propõe apontar possibilidades de abordar o cordel dentro do ensino das Artes Visuais, com o intuito de contribuir com os educandos na possibilidade de que reconheçam a arte como um meio de construção de identidade. Assim sendo, para além do campo teórico, foi realizada uma oficina de xilogravura com alunos do de uma escola da rede pública do Distrito Federal.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordXilogravurapt_BR
dc.subject.keywordLiteratura de cordel brasileirapt_BR
dc.titleA literatura de cordel e a xilogravura como ferramentas de aprendizagem no ensino da arte-educaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-29T14:26:48Z-
dc.date.available2019-08-29T14:26:48Z-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22350-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This Course Conclusion Work has the purpose of the history of Cordel knowledge and also compare with Brasília’s history, in fact, many people from Northeast of Brazil, migrated to the Federal District, and didn't return to their homeland and build a family. Thus, it is perceived that it’s still very atual, so the study proposes on pointing out possibilities to approach Cordel as a Visual Art Teaching, is an an effort to contribute with the students on possibility of recognizing art as way to build identity. In addition to the theoretical field, a Woodcutting Workshop was held with students from a public school in the Federal District.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação e Patrimônio Cultural e Artístico



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons