Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Gustavo Lion Alves de | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Gustavo Lion Alves de. Educação patrimonial: práticas integradas entre museus de arte sacra e escolas públicas da região metropolitana de São Paulo. 2019. 94 f., il. Trabalho de Conclusão do Curso (Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico)—Universidade de Brasília, Barretos-SP, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2019. Curso de Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico a distância. Polo Barretos-SP. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho visa abrir caminhos de investigação sobre a relação entre um tipo específico de museu de arte – a saber: o de arte sacra – e sua relação com a educação, mais especificamente com a educação básica da rede pública de duas cidades da Região Metropolitana de São Paulo (São Paulo e Embu das Artes). A partir do levantamento de reportagens do jornal O Estado de São Paulo das décadas de 1960-2000, procuramos identificar a gênese das ações educativas do Museu de Arte Sacra de São Paulo e do Museu de Arte Sacra dos Jesuítas. Em seguida, apresentamos um diagnóstico das ações educativas que fazem parte dos projetos Educar em Conjunto e Descobrindo Embu no Museu. Por fim, analisamos os materiais destinados a professores feitos pelos setores educativos dos referidos museus. Com isto concluímos que se o século XX foi o século da estruturação dos primeiros museus de arte sacra na Região Metropolitana de São Paulo, a partir da organização de seus acervos no interior de edificações religiosas remanescentes do período colonial, o século XXI se mostra como o período que tem sido marcado pela consolidação das ações educativas no interior destes espaços, nos quais a relação entre museu e escola tem se aprofundado em torno da educação patrimonial. E defendemos que estas instituições museológicas (museus de arte sacra) necessitam não somente de uma valorização e proteção de suas edificações pelos órgãos de defesa do patrimônio – como feitos ao longo do século XX pelo IPHAN e CONDEPHAAT –, mas também de registro, de sistematização e de promoção de suas ações de educação patrimonial integradas com a educação pública da municipalidade que estão inseridas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Museus de arte | pt_BR |
dc.subject.keyword | Patrimônio histórico | pt_BR |
dc.title | Educação patrimonial : práticas integradas entre museus de arte sacra e escolas públicas da região metropolitana de São Paulo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-28T15:18:51Z | - |
dc.date.available | 2019-08-28T15:18:51Z | - |
dc.date.submitted | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/22342 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work aims to open research paths on the relationship between a specific type of art museum - namely, that of sacred art - and its relation with education, more specifically with the basic education of the public network of two cities of the Metropolitan Region of São Paulo (São Paulo and Embu das Artes). From the survey of the newspaper O Estado de São Paulo from the 1960s to the 1960s, we sought to identify the genesis of the educational actions of the São Paulo Museum of Sacred Art and the Museum of Sacred Art of the Jesuits. Next, we present a diagnosis of the educational actions that are part of the Educar em Conjunto and Descobrindo Embu projects in the Museum. Finally, we analyze the materials intended for teachers made by the educational sectors of these museums. With this we conclude that if the twentieth century was the century of the structuring of the first sacred art museums in the São Paulo Metropolitan Region, from the organization of its collections within the remnant religious buildings of the colonial period, the twenty-first century shows itself as the a period that has been marked by the consolidation of educational actions within these spaces, in which the relationship between museum and school has deepened around heritage education. And we defend that these museological institutions (museums of sacred art) need not only a valuation and protection of their buildings by the organs of defense of the patrimony - as done throughout the XX century by IPHAN and CONDEPHAAT -, but also of registration, systematization and to promote their patrimonial education actions integrated with the public education of the municipality that are inserted. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação e Patrimônio Cultural e Artístico
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