Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22337
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_CamilaDeBritoQuadrosLara_tcc.pdf1,32 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A cidade e o patrimônio cultural : um olhar sobre a Feira Livre de Dourados/MS
Autor(es): Lara, Camila de Brito Quadros
Orientador(es): Gomes, Ana Lúcia de Abreu
Assunto: Patrimônio cultural
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 27-Ago-2019
Referência: LARA, Camila de Brito Quadros. A cidade e o patrimônio cultural: um olhar sobre a Feira Livre de Dourados/MS. 2019. 61 f., il. Trabalho de Conclusão do Curso (Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho apresenta a temática da Feira Livre de Dourados enquanto patrimônio cultural, destacando sua historicidade, os aspectos materiais e imateriais e a problemática envolvida na questão do tombamento desse patrimônio. A Feira Livre de Dourados foi criada em 1948 através do Decreto Lei nº 19, como uma estratégia de abastecimento dos moradores da cidade, comercialização dos produtos hortifrutigranjeiros dos colonos da Colônia Agrícola Nacional de Dourados (CAND) e da Colônia Municipal de Dourados (CMD), bem como forma de arrecadação de impostos para o município. Os objetivos da pesquisa se viabilizaram no sentido de, primeiramente, abordar a temática patrimônio cultural na perspectiva histórica e os instrumentos de proteção do patrimônio material e imaterial utilizados no Brasil, apresentar o contexto histórico e cultural das feiras enquanto patrimônio cultural e mais propriamente discutir a problemática do tombamento da Feira Livre de Dourados: suas intenções, causas e desdobramentos. Em relação à metodologia, foi realizado um levantamento bibliográfico inicial sobre o tema (na perspectiva do patrimônio cultural, história de Dourados/MS e mais profundamente o objeto de pesquisa em questão), além das fontes documentais (arquivo da Câmara de Vereadores e da Prefeitura Municipal), as fontes da imprensa (jornais – O Progresso e O Douradense, e as obras memorialísticas. Entendemos que a presente pesquisa sobre a Feira Livre de Dourados é importante pois a representação da mesma está para além das funções econômicas, visto que se trata de uma produção cotidiana de saberes, de práticas sociais e culturais, de relações de poder. Nesse sentido, entender os mecanismos que se relacionam nesse contexto, nos faz refletir sobre a importância de um determinado patrimônio cultural para uma cidade e seus moradores.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2019. Curso de Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico a distância. Polo Barretos-SP.
Aparece na Coleção:Educação e Patrimônio Cultural e Artístico



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons