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dc.contributor.advisorSantos, Fernanda do Carmo Gonçalves dos-
dc.contributor.authorCosta, Stella Maris de Lima-
dc.identifier.citationCOSTA, Stella Maris de Lima. Adaptação curricular na escola inclusiva e seus reflexos no processo da aprendizagem e socialização dos alunos com necessidades educacionais especiais. 2011. 58 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractEsta pesquisa trata de uma reflexão sobre as questões pertinentes ao processo de inclusão e de adaptação curricular, para garantir a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais no cenário educacional com qualidade e sucesso na escola. O enfoque se voltará à inserção dos alunos com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino, considerando os elementos que compõem a inclusão histórica e socialmente constituída no ambiente escolar. Por meio da mudança educacional defendida hoje, a educação inclusiva vem tornando possível atender às necessidades especiais dos alunos com deficiências, principalmente se for aplicada a adaptação curricular (quando necessária). Tal adaptação, além de nortear e subsidiar a prática docente é ferramenta importante na sua escolarização, pois faz com que os alunos se sintam respeitados e que, também, este espaço de aprendizagem possibilite aos alunos ter sucesso escolar. Este trabalho se propôs analisar como são realizadas as adaptações curriculares, buscando compreender a visão do professor frente à educação inclusiva. Para tanto, foi realizada uma pesquisa voltada à investigação, por meio de questionários e entrevistas com os professores regentes e de apoio e com o coordenador, a fim de descrever e analisar as concepções e práticas consideradas por eles como inclusivas, em relação ao trabalho que desenvolvem com os alunos que possuem necessidades educacionais especiais. O resultado indicou que, apesar de os professores terem uma adequada formação acadêmica, alguns ainda têm concepções limitadas sobre o processo de adaptação curricular e, consequentemente, de socialização desses alunos com necessidades educacionais especiais. Ainda assim, o resultado da pesquisa evidencia alguns aspectos positivos quanto à visão dos professores sobre o processo de adaptação curricular e, assim, graças à sua conscientização, eles se mostram predispostos a realizá-la, apoiando a escola no processo de inclusão. Cabe destacar que ainda há muito que refletir e discutir sobre o tema, pois a educação inclusiva está somente começando. E para que se efetive, muito haverá a mudar e lacunas terão de serem preenchidas, como, por exemplo: otimizar a atuação dos professores que já atendem a esses alunos. Agora, mais importante é em relação aos que ainda estão se formando, que essa formação já seja direcionada exclusivamente à inclusão. Enfim, esse espaço de aprendizagem de educação inclusiva, deve ensejar situações que possibilitem também aos professores o entendimento de que o grande desafio da escola inclusiva é buscar respostas educativas para atender aos interesses e necessidades de todos os alunos.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação especialen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.subject.keywordCurrículo escolaren
dc.subject.keywordSocializaçãoen
dc.titleAdaptação curricular na escola inclusiva e seus reflexos no processo da aprendizagem e socialização dos alunos com necessidades educacionais especiaisen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2012-01-04T12:02:03Z-
dc.date.available2012-01-04T12:02:03Z-
dc.date.issued2012-01-04T12:02:03Z-
dc.date.submitted2011-04-30-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2232-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2232-
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