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2018_RicardoCruccioliRibeiro_tcc.pdf1,43 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorOliveira, Emerson Dionisio Gomes de-
dc.contributor.authorRibeiro, Ricardo Cruccioli-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Ricardo Cruccioli. Festa das regiões da Escola Parque 313/314 sul: sobre a diversidade e o patrimônio cultural no ambiente escolar. 2018. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2018. Curso de Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico a distância.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objeto de estudo a diversidade cultural no ambiente escolar e apresenta os resultados da análise e reflexão que faço a partir das observações e experiências como professor e, também, coordenador de artes, na Festa das Regiões da Escola Parque 313/314 Sul, em Brasília, Distrito Federal. O objetivo geral é atestar esse evento como um espaço que, antes, durante e após a sua realização, garante aos discentes e docentes estudos, apreciações, experiências e reflexões com e/ou sobre algumas culturas, saberes tradicionais e manifestações artísticas e culturais existentes nas cinco regiões geográficas brasileiras. Para tanto, foco na festa de 2017, intitulada A Escola Parque e os Encantos do Norte Nordeste, na qual atuei como coordenador pedagógico. A condução teórica se deu a partir de estudos sobre cultura, diversidade cultural e patrimônio imaterial. Metodologicamente, a investigação do tema foi guiada nos moldes da pesquisa qualitativa etnográfica. E os dados foram gerados, principalmente, a partir da observação do objeto investigado, de conversas com professores e da análise de documentos imagéticos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDiversidade culturalpt_BR
dc.subject.keywordEducação patrimonialpt_BR
dc.titleFesta das regiões da Escola Parque 313/314 sul : sobre a diversidade e o patrimônio cultural no ambiente escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-22T14:52:14Z-
dc.date.available2019-08-22T14:52:14Z-
dc.date.submitted2018-12-16-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22327-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Este trabajo tiene como objeto de estudio la diversidad cultural en el ambiente escolar y presenta los resultados del análisis y reflexión que hago a partir de observaciones y experiencias como profesor y también coordinador de artes en la Fiesta de las Regiones de la Escuela Parque 313/314 Sur (Escola Parque 313/314 Sul), en Brasilia, Distrito Federal. El objetivo general es atestar este evento como un espacio que, antes, durante y después de su realización, garantiza a los discentes y docentes estudios, apreciaciones, experiencias y reflexiones con y/o sobre algunas culturas, saberes tradicionales y manifestaciones artísticas y culturales existentes en las cinco regiones geográficas brasileñas. Para ello, foco en la fiesta de 2017, titulada La Escuela Parque y los Encantos del Norte Nordeste, en la que actué como coordinador pedagógico. La conducción teórica se dio a partir de estudios sobre cultura, diversidad cultural y patrimonio inmaterial. Metodológicamente, la investigación del tema fue guiada en los moldes de la investigación cualitativa etnográfica. Y los datos fueron generados, principalmente, a partir de la observación del objeto investigado, de conversaciones con profesores y del análisis de documentos imagéticos.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação e Patrimônio Cultural e Artístico



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