Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Sacerdote, Helena Célia de Souza | - |
dc.contributor.author | Renda, Renato Henrique | - |
dc.identifier.citation | RENDA, Renato Henrique. Conjunto arquitetônico do SESC Pompéia: patrimônio da fruição. 2018. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico)—Universidade de Brasília, São Paulo-SP, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2018. Curso de Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico a distância. | pt_BR |
dc.description.abstract | Em março de 2015, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) através de seu Conselho Consultivo, aprovou por unanimidade a inclusão do Conjunto Arquitetônico do SESC (Serviço Social do Comércio) Pompéia como Patrimônio Cultural Brasileiro. Esta pesquisa teve como objetivo principal investigar se a fruição é a principal motivadora do sujeito no desenvolvimento de hábitos culturais, apropriando-se de lugares e espaços como um patrimônio. Para isso, realizou o mapeamento de um centro cultural e de lazer e sua representatividade como território de fruição, analisou a bibliografia em torno da temática e fez a reflexão em torno do tempo livre, do lazer, do ócio e da massificação da cultura. Recorremos ao pensamento grego antigo, tendo como base a “cidade ideal” como modelo de bem-estar do sujeito em meio à sua coletividade. A metodologia baseou-se no relato de experiência de vivência com o Sesc Pompéia por mais de três décadas, levando em consideração aspectos pessoais como o histórico afetivo, a apropriação do espaço como hábito cultural e a consequente relação profissional estabelecida nos últimos anos. Os resultados indicam que a massificação da cultura é um obstáculo a ser superado pois tem grande capacidade de promover a alienação do sujeito e o domínio dos bens culturais vigentes. A estrutura conceitual de centros culturais e esportivos são relevantes para ações pedagógicas devido à sua qualidade operacional e desprendimento com padrões ultrapassados da educação formal. A fruição é entendida como principal fonte motivadora dos hábitos culturais, na medida em que o sujeito elege para si determinado espaço como fonte de felicidade. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Patrimônio cultural | pt_BR |
dc.title | Conjunto arquitetônico do SESC Pompéia : patrimônio da fruição | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-22T14:16:18Z | - |
dc.date.available | 2019-08-22T14:16:18Z | - |
dc.date.submitted | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/22326 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In March 2015, the Institute of National Historic and Artistic Heritage (Iphan), through its Advisory Council, unanimously approved the inclusion of the Architectural Set of SESC (Social Service of Commerce) Pompéia as Brazilian Cultural Heritage. This research had as main objective to investigate if the fruition is the main motivator of the subject in the development of cultural habits, appropriating places and spaces as a patrimony. To do this, he mapped out a cultural and leisure center and its representativeness as a territory of enjoyment, analyzed the bibliography around the theme and made the reflection around free time, leisure, leisure and massification of culture. We have recourse to ancient Greek thought, based on the "ideal city" as a model of the subject's welfare in the midst of its collectivity. The methodology was based on the experience of living with Sesc Pompéia for more than three decades, taking into account personal aspects such as affective history, the appropriation of space as a cultural habit and the consequent professional relationship established in recent years. The results indicate that the massification of culture is an obstacle to be overcome because it has great capacity to promote the alienation of the subject and the mastery of the cultural assets in force. The conceptual structure of cultural and sports centers are relevant to pedagogical actions due to their operational quality and detachment with outdated patterns of formal education. Fruition is understood as the main motivating source of cultural habits, insofar as the subject chooses for himself a certain space as a source of happiness. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação e Patrimônio Cultural e Artístico
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