Título: | A trajetória dos materiais nas perspectivas das identidades arquitetônicas e sua importância para as dimensões culturais, estéticas e tecnológicas |
Autor(es): | Sabino, Luciana Cunha |
Orientador(es): | Gomes, Ana Lúcia de Abreu |
Assunto: | Patrimônio cultural Reações químicas |
Data de apresentação: | 2018 |
Data de publicação: | 22-Ago-2019 |
Referência: | SABINO, Luciana Cunha. A trajetória dos materiais nas perspectivas das identidades arquitetônicas e sua importância para as dimensões culturais, estéticas e tecnológicas. 2018. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | A sociedade vive, mais do que nunca, sob o domínio da ciência e da tecnologia, e isso
ocorre de modo tão intenso e marcante que trazer à luz os domínios da criatividade artística
para compor este cenário e traduzir o conceito de arte universal, na direção de uma natureza
transdisciplinar.
Estas avaliações de ciência, de tecnologia e de suas repercussões na sociedade
precisam seguramente tomar rumos mais claros e intensos nas atividades educativas na
direção de uma conexão e interação com o campo das linguagens artísticas pela possibilidade
de estabelecer parcerias em prol da valorização do patrimônio cultural. Procurou-se, neste
trabalho, através do desenho histórico investigar como ocorreu a dinâmica entre as áreas: a
ciência, presente na conquista dos caminhos estabelecidos pelas trajetórias dos materiais, e a
arquitetura, presente na conquista do acervo formado pelos prédios, edificações e mesmo
moradias ao longo da história da sociedade. Na ação humana o ato de criar estabelece
elementos que permitem, em uma perspectivas transdisciplinar, a valorização do patrimônio
cultural não só o espírito criativo humano, na sua dimensão estética e cultural, mas também
na direção do espírito criativo do fazer científico analisando para isto, a história dos materiais.
No escopo principal estabeleceu-se, entre as técnicas construtivas tradicionais, a
trajetória histórica para o uso da cal inspirando a elaboração de uma intervenção realizada em
sala de aula. O planejamento da ação pedagógica estruturou-se a partir de uma ação de
mobilização para a valorização do patrimônio cultural presente na narrativa do uso deste
material (cal) utilizando a técnica da caiação.
Na estrutura curricular proposta para o ensino de química apresentada pela Secretaria
de Educação do Estado de São Paulo a cal é usada para a definição do conceito de reação
(transformação) química e nesta pesquisa propõe-se um diálogo entre as áreas do
conhecimento: arte e química.
O fenômeno da transformação química utilizado no currículo de química para explicar
como ocorre a produção da cal e usado também como um fio condutor para os conteúdos
relacionados à interação de outros materiais obtidos pelo fenômeno da reação. A matriz
curricular desta disciplina apresenta como objetivo esclarecer a evolução dos sistemas
produtivos a partir do domínio do fenômeno químico e o papel importante da natureza em
fornecer matérias-primas para as conquistas humanas. Através da realização desta pesquisa a
história da cal foi recontada dentro do currículo, não apenas na perspectiva do fenômeno
químico, mas também dentro do contexto histórico das identidades e conquistas dos conjuntos
presentes no patrimônio cultural na sua dimensão arquitetônica: as técnicas tradicionais
construtivas e a contribuição histórica da cal.
A metodologia do projeto foi baseada em uma pesquisa bibliográfica com o objetivo
de identificar a trajetória do objeto (arquitetura e materiais) nas perspectivas culturais e
científicas para situa-lo e problematiza-lo no campo dos conhecimentos históricos presentes
na literatura . |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2018. Curso de Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico a distância. |
Aparece na Coleção: | Educação e Patrimônio Cultural e Artístico
|