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Título: A trajetória dos materiais nas perspectivas das identidades arquitetônicas e sua importância para as dimensões culturais, estéticas e tecnológicas
Autor(es): Sabino, Luciana Cunha
Orientador(es): Gomes, Ana Lúcia de Abreu
Assunto: Patrimônio cultural
Reações químicas
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 22-Ago-2019
Referência: SABINO, Luciana Cunha. A trajetória dos materiais nas perspectivas das identidades arquitetônicas e sua importância para as dimensões culturais, estéticas e tecnológicas. 2018. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A sociedade vive, mais do que nunca, sob o domínio da ciência e da tecnologia, e isso ocorre de modo tão intenso e marcante que trazer à luz os domínios da criatividade artística para compor este cenário e traduzir o conceito de arte universal, na direção de uma natureza transdisciplinar. Estas avaliações de ciência, de tecnologia e de suas repercussões na sociedade precisam seguramente tomar rumos mais claros e intensos nas atividades educativas na direção de uma conexão e interação com o campo das linguagens artísticas pela possibilidade de estabelecer parcerias em prol da valorização do patrimônio cultural. Procurou-se, neste trabalho, através do desenho histórico investigar como ocorreu a dinâmica entre as áreas: a ciência, presente na conquista dos caminhos estabelecidos pelas trajetórias dos materiais, e a arquitetura, presente na conquista do acervo formado pelos prédios, edificações e mesmo moradias ao longo da história da sociedade. Na ação humana o ato de criar estabelece elementos que permitem, em uma perspectivas transdisciplinar, a valorização do patrimônio cultural não só o espírito criativo humano, na sua dimensão estética e cultural, mas também na direção do espírito criativo do fazer científico analisando para isto, a história dos materiais. No escopo principal estabeleceu-se, entre as técnicas construtivas tradicionais, a trajetória histórica para o uso da cal inspirando a elaboração de uma intervenção realizada em sala de aula. O planejamento da ação pedagógica estruturou-se a partir de uma ação de mobilização para a valorização do patrimônio cultural presente na narrativa do uso deste material (cal) utilizando a técnica da caiação. Na estrutura curricular proposta para o ensino de química apresentada pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo a cal é usada para a definição do conceito de reação (transformação) química e nesta pesquisa propõe-se um diálogo entre as áreas do conhecimento: arte e química. O fenômeno da transformação química utilizado no currículo de química para explicar como ocorre a produção da cal e usado também como um fio condutor para os conteúdos relacionados à interação de outros materiais obtidos pelo fenômeno da reação. A matriz curricular desta disciplina apresenta como objetivo esclarecer a evolução dos sistemas produtivos a partir do domínio do fenômeno químico e o papel importante da natureza em fornecer matérias-primas para as conquistas humanas. Através da realização desta pesquisa a história da cal foi recontada dentro do currículo, não apenas na perspectiva do fenômeno químico, mas também dentro do contexto histórico das identidades e conquistas dos conjuntos presentes no patrimônio cultural na sua dimensão arquitetônica: as técnicas tradicionais construtivas e a contribuição histórica da cal. A metodologia do projeto foi baseada em uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de identificar a trajetória do objeto (arquitetura e materiais) nas perspectivas culturais e científicas para situa-lo e problematiza-lo no campo dos conhecimentos históricos presentes na literatura .
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2018. Curso de Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico a distância.
Aparece na Coleção:Educação e Patrimônio Cultural e Artístico



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