Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22317
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LaryssaGabrielleOliveiraSilva_tcc.pdf1,68 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Arte, ensino e espaços culturais : empoderamento social e cultural em regiões periféricas
Autor(es): Silva, Laryssa Gabrielle Oliveira
Orientador(es): Silva, Anna Paula da
Assunto: Arte na educação
Espaço cultural
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 22-Ago-2019
Referência: SILVA, Laryssa Gabrielle Oliveira. Arte, ensino e espaços culturais: empoderamento social e cultural em regiões periféricas. 2018. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma pesquisa de integração dos espaços formais e não formais de ensino: escola e espaços culturais locais, respectivamente, com destaque para o ensino de Artes visuais. Essa proposta foi realizada no Recanto das Emas, uma região administrativa do Distrito Federal, e contou com a colaboração de dois espaços culturais locais (Ubuntu e CEU das Artes) e do CEF 113. Partindo dessa iniciativa, discorremos a respeito das experiências proporcionadas pelas atividades educativas realizadas e das trajetórias percorridas para elaboração de um projeto de exposição dos alunos da educação básica, dos anos finais. Apresentamos, também, as vivências promovidas como resultado deste projeto, promovendo uma reflexão crítica a respeito atuação docente e as relações entre escola – espaço cultural; alunos – espaço cultural; professora – alunos. Nesses aspectos, buscamos relacionar com teóricos da educação e arte/educação, e enfatizar a Pesquisa Educacional Baseada em arte, A/r/tografia, abordando as identidades do artista, do pesquisador e do professor, fundamentando, assim, a valorização do ensino de Artes, proporcionando uma aprendizagem mais interativa no que concerne à fruição, à produção e à contextualização do ensino de Artes. O acompanhamento dos espaços culturais foi analisado conjuntamente com os estudos das disciplinas do Curso de Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico, observando a importância da cultura local, a participação dos atores sociais no fomento à cultura e aos locais que promovem as manifestações relacionadas a ela.
Abstract: This work aims to develop a research on the integration of formal and non-formal teaching spaces: school and local cultural spaces, respectively, with emphasis on visual arts teaching. This proposal was made in Recanto das Emas, an administrative region of the Distrito Federal, and was attended by two local cultural spaces (Ubuntu and CEU das Artes) and CEF 113. Based on this initiative, we discuss the experiences provided by the educational activities carried out and the trajectories experienced to elaborate an exposition by the students of basic education, of the elementary School. We also present the experiences promoted as a result of this project, promoting a critical reflection on teaching performance and the relationships between school - cultural space; students - cultural space; teacher - students. In these aspects, we seek to relate to education and art and education theorists, and emphasize Art-Based Educational Research, A/r/tografia, addressing the identities of the artist, the researcher and the teacher, grounding in this way the valuation of Arts, providing a more interactive learning regarding the fruition, production and contextualization of the Arts teaching. The monitoring of cultural spaces was analyzed together with the studies of the subjects of the Specialization Course in Education and Cultural and Artistic Heritage, observing the importance of the local culture, the participation of social responsible agents in the promotion of culture and the places that promote those cultural manifestations.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2018. Curso de Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico a distância. Polo Goiás-DF.
Aparece na Coleção:Educação e Patrimônio Cultural e Artístico



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons