Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22312
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_JoaoAlmirMendesDeSouza_tcc.pdf2,17 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Políticas públicas de cultura para o desenvolvimento sociocultural do município de Luziânia – GO
Autor(es): Sousa, João Almir Mendes de
Orientador(es): Calabre, Lia
Assunto: Política cultural
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 21-Ago-2019
Referência: SOUSA, João Almir Mendes de. Políticas públicas de cultura para o desenvolvimento sociocultural do município de Luziânia – GO. 2018. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Cultura é manifestação essencial dos seres humanos. Considerando a veracidade desta afirmação, as políticas culturais ocupam um papel central na orientação das dimensões simbólicas do país, e podem servir como ponto direcionador às demais políticas públicas, em todos os setores. Diante disso, o presente trabalho tem como tema políticas públicas para o desenvolvimento sociocultural do município de Luziânia-GO. Assim, faz-se o questionamento: como as políticas públicas de cultura podem contribuir para o desenvolvimento sociocultural do município de Luziânia –GO? O objetivo geral da pesquisa é estudar as questões envolvidas no debate sobre as políticas públicas de cultura, a implementação de ações que compreendam a educação patrimonial e como isso pode influenciar a ação cultural na comunidade, relacionadas no desenvolvimento social local.Os objetivos específicos propostos foram: identificar se há políticas públicas para este fim; fazerlevantamento através de inventário, dos equipamentos e bens culturais materiais e imateriais, bem como realizalevantamento de pesquisa bibliográfico;identificarse há Diagnóstico sociocultural.Para realização da pesquisa, ametodologia se balizou numa revisão da literatura, centrada em pesquisa bibliográfica. A pesquisa foi realizada através de levantamento que visaidentificar dados e informações em documentos já existentes e em material de outros autores. Essa busca se concentrou principalmente em textos, livrose artigos científicos, em bibliotecas principalmente a da Casa da Cultura de Luziânia, que possui razoável acervo sobre a produção cultural local. Verifica-se que Luziânia,éuma cidade bicentenária,é um celeiro culturalqueainda conserva eventos culturais enraizados desde seus anais. Todavia, pouco se faz para manter essa memória conservada, e também não se percebe muito interesse por parte dos governantes locais em efetivar políticas voltadas à preservação do patrimônio histórico culturale artísticoda cidade, tampouco para promover novas incursões nesse universo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2018. Curso de Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico a distância. Polo Goiás-GO.
Aparece na Coleção:Educação e Patrimônio Cultural e Artístico



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons