Título: | A produção artística infantil nas Escolas Parque da cidade de Brasília como patrimônio artístico e cultural |
Autor(es): | Freitas, Hugo Nicolau Vieira de |
Orientador(es): | Silva, Anna Paula da |
Assunto: | Arte na educação |
Data de apresentação: | 2018 |
Data de publicação: | 21-Ago-2019 |
Referência: | FREITAS, Hugo Nicolau Vieira de. A produção artística infantil nas Escolas Parque da cidade de Brasília como patrimônio artístico e cultural. 2018. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Este trabalho tem como tema a produção artística infantil nas Escolas Parque de
Brasília, cujo objeto de estudo são as obras de arte produzidas ao longo da história das
referidas escolas e a importância histórica que tem sido dispensada a elas – acervo
permanente, manutenção, preservação e difusão. Como documentos de análise são
usados registros fotográficos, videográficos, cartazes de exposições, de apresentações
teatrais e musicais, além das obras do acervo permanente e entrevistas com estudantes,
professores e ex-alunos das instituições. A pesquisa intenta discutir sobre: A
Escola Parque idealizada por Anísio Teixeira e seus ideias; a produção artística infantil
no contexto do mundo adultocêntrico atual; questionamentos sobre a importância do
contato com as artes desde criança para a formação dos futuros artista; a necessidade
de formação sobre educação patrimonial entre os estudantes e docentes; criação,
manutenção e difusão de acervo permanente das Escolas Parque e por fim sobre
a necessidade de compreender a arte infantil produzida nas referidas escolas como
sendo um patrimônio cultural e artístico da cidade de Brasília e maior legado das
ideias de Anísio Teixeira no que tange à Escola Parque. Também estão presentes
neste trabalho: fotografias das exposições de artes visuais e apresentações teatrais e
musicais realizadas na Escola Parque 313/314 Sul desde o ano de 2012, fotografias
das exposições realizadas fora do ambiente escolar que tiveram o objetivo de difundir
os trabalhos dos estudantes, análise de entrevistas com professores e ex-alunos da
referida instituição. Os referenciais teóricos aqui utilizados são, em grande parte, os
abordados nas disciplinas ofertadas durante o curso de pós-graduação em Educação
e Patrimônio Cultural e Artístico ofertado pela Universidade de Brasília. Como
metodologia de pesquisa é utilizada a pesquisa-ação. |
Abstract: | This work has as its theme the artistic production of children in the Escola Parque
of Brasília, whose object of study is the works of art produced throughout the history of
these schools and the historical importance that has been given to them - permanent
collection, preservation and diffusion. Photographic records, video recordings, exhibition
posters, theatrical and musical presentations, as well as permanent collections and
interviews with students, teachers and alumni of the institutions are used as analysis
documents. The research tries to discuss about: The Escola Parque idealized by Anísio
Teixeira and his ideas; the artistic production of children in the context of today’s modern
adult world; questions about when the artist’s formation actually begins; the need for
training on heritage education among students and teachers; creation, maintenance
and diffusion of permanent collection of the Escola Parque and finally on the need to
understand the children’s art produced in said schools as being a cultural and artistic
heritage of the city of Brasilia and greatest legacy of the ideas of Anísio Teixeira in
tangent to the Escola Parque , both for the current formation of the Brasiliense cultural
scene and as a fundamental basis for the formation of the future artists of the city. Also
present in this work are: photographs of the visual arts exhibitions and theatrical and
musical presentations held at the Escola Parque 313/314 South since 2012, photographs
of the exhibitions held outside the school environment that aimed to disseminate the
students’ work, analysis of interviews with teachers and alumni of the institution. The
theoretical references used here are largely those addressed in the courses offered
during the postgraduate course in Education and Cultural and Artistic Heritage offered by the University of Brasília. As a research methodology, action research is used. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2018. Curso de Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico a distância. |
Aparece na Coleção: | Educação e Patrimônio Cultural e Artístico
|