Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22310
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_HugoNicolauVieraDeFreitas_tcc.pdf7,29 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A produção artística infantil nas Escolas Parque da cidade de Brasília como patrimônio artístico e cultural
Autor(es): Freitas, Hugo Nicolau Vieira de
Orientador(es): Silva, Anna Paula da
Assunto: Arte na educação
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 21-Ago-2019
Referência: FREITAS, Hugo Nicolau Vieira de. A produção artística infantil nas Escolas Parque da cidade de Brasília como patrimônio artístico e cultural. 2018. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho tem como tema a produção artística infantil nas Escolas Parque de Brasília, cujo objeto de estudo são as obras de arte produzidas ao longo da história das referidas escolas e a importância histórica que tem sido dispensada a elas – acervo permanente, manutenção, preservação e difusão. Como documentos de análise são usados registros fotográficos, videográficos, cartazes de exposições, de apresentações teatrais e musicais, além das obras do acervo permanente e entrevistas com estudantes, professores e ex-alunos das instituições. A pesquisa intenta discutir sobre: A Escola Parque idealizada por Anísio Teixeira e seus ideias; a produção artística infantil no contexto do mundo adultocêntrico atual; questionamentos sobre a importância do contato com as artes desde criança para a formação dos futuros artista; a necessidade de formação sobre educação patrimonial entre os estudantes e docentes; criação, manutenção e difusão de acervo permanente das Escolas Parque e por fim sobre a necessidade de compreender a arte infantil produzida nas referidas escolas como sendo um patrimônio cultural e artístico da cidade de Brasília e maior legado das ideias de Anísio Teixeira no que tange à Escola Parque. Também estão presentes neste trabalho: fotografias das exposições de artes visuais e apresentações teatrais e musicais realizadas na Escola Parque 313/314 Sul desde o ano de 2012, fotografias das exposições realizadas fora do ambiente escolar que tiveram o objetivo de difundir os trabalhos dos estudantes, análise de entrevistas com professores e ex-alunos da referida instituição. Os referenciais teóricos aqui utilizados são, em grande parte, os abordados nas disciplinas ofertadas durante o curso de pós-graduação em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico ofertado pela Universidade de Brasília. Como metodologia de pesquisa é utilizada a pesquisa-ação.
Abstract: This work has as its theme the artistic production of children in the Escola Parque of Brasília, whose object of study is the works of art produced throughout the history of these schools and the historical importance that has been given to them - permanent collection, preservation and diffusion. Photographic records, video recordings, exhibition posters, theatrical and musical presentations, as well as permanent collections and interviews with students, teachers and alumni of the institutions are used as analysis documents. The research tries to discuss about: The Escola Parque idealized by Anísio Teixeira and his ideas; the artistic production of children in the context of today’s modern adult world; questions about when the artist’s formation actually begins; the need for training on heritage education among students and teachers; creation, maintenance and diffusion of permanent collection of the Escola Parque and finally on the need to understand the children’s art produced in said schools as being a cultural and artistic heritage of the city of Brasilia and greatest legacy of the ideas of Anísio Teixeira in tangent to the Escola Parque , both for the current formation of the Brasiliense cultural scene and as a fundamental basis for the formation of the future artists of the city. Also present in this work are: photographs of the visual arts exhibitions and theatrical and musical presentations held at the Escola Parque 313/314 South since 2012, photographs of the exhibitions held outside the school environment that aimed to disseminate the students’ work, analysis of interviews with teachers and alumni of the institution. The theoretical references used here are largely those addressed in the courses offered during the postgraduate course in Education and Cultural and Artistic Heritage offered by the University of Brasília. As a research methodology, action research is used.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2018. Curso de Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico a distância.
Aparece na Coleção:Educação e Patrimônio Cultural e Artístico



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons