Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22308
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_GrazieleAparecidaChianpesanSilva_tcc.pdf2,89 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação patrimonial no ensino de arte : reflexão teórico-prática
Autor(es): Silva, Graziele Aparecida Chianpesan
Orientador(es): Silva, Anna Paula da
Assunto: Patrimônio cultural
Arte - estudo e ensino
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 21-Ago-2019
Referência: SILVA, Graziele Aparecida Chianpesan. Educação patrimonial no ensino de arte: reflexão teórico-prática. 2018. 142 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este estudo tem como enfoque principal pensar a educação patrimonial, a sua relevância e aplicabilidade no ensino de Arte, através de uma abordagem teóricoprática, cujos objetivos específicos são: estabelecer conexões entre noções de patrimônio cultural e o ensino de arte; refletir sobre educação patrimonial e a sua aplicabilidade no ensino de arte; realizar práticas de educação patrimonial, com estudantes de oitavo e nono ano, da Escola Municipal Esmeralda Duarte da Silva, de Severínia – SP. Para tanto inicialmente, foi realizada uma pesquisa de referenciais teóricos que contextualizaram patrimônio cultural, Educação Patrimonial e sua aplicabilidade no ensino de arte, bem como onde este tema está presente no currículo de arte. Em relação à abordagem prática foram realizadas ações educativas junto aos estudantes já citados que resultaram na confecção de um inventário participativo dos bens patrimoniais locais, finalizando com um relato de experiência. Os resultados obtidos demonstraram que patrimônio cultural está presente no currículo e deve ser trabalhado em arte, por meio da educação patrimonial desde o Ensino Fundamental. E que por meio de ações educativas como as desenvolvidas neste estudo os alunos passam a compreender os conceitos relativos à Patrimônio Cultural, sendo capazes de relacionar manifestações culturais que já haviam estudado com patrimônios culturais, além de reconhecer, em sua realidade, bens culturais, compreendendo na prática que estes devem ser valorizados e preservados.
Abstract: This study focuses on heritage education, its relevance and applicability in Art teaching, through a theoretical-practical approach, whose specific objectives are: to establish connections between notions of cultural heritage and the teaching of art; reflect on heritage education and its applicability in art education; to carry out patrimonial education practices, with students of eighth and ninth grade, of the Municipal School Esmeralda Duarte da Silva, of Severínia - SP. To do so, a research was carried out on theoretical references that contextualized cultural heritage, Patrimonial Education and its applicability in art education, as well as where this theme is present in the art curriculum. In relation to the practical approach, educational actions were carried out with the students already mentioned, which resulted in the elaboration of a participatory inventory of the local patrimonial assets, ending with an experience report. The results obtained demonstrated that cultural heritage is present in the curriculum and must be worked in art, through heritage education since Elementary School. And that through educational actions such as those developed in this study students come to understand the concepts related to Cultural Heritage, being able to relate cultural manifestations that had already studied with cultural heritage, in addition to recognizing, in their reality, cultural assets, including in practice they must be valued and preserved.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2018. Curso de Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico a distância. Polo de Barretos-SP.
Aparece na Coleção:Educação e Patrimônio Cultural e Artístico



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons