Título: | Educação patrimonial no ensino de arte : reflexão teórico-prática |
Autor(es): | Silva, Graziele Aparecida Chianpesan |
Orientador(es): | Silva, Anna Paula da |
Assunto: | Patrimônio cultural Arte - estudo e ensino |
Data de apresentação: | 2018 |
Data de publicação: | 21-Ago-2019 |
Referência: | SILVA, Graziele Aparecida Chianpesan. Educação patrimonial no ensino de arte: reflexão teórico-prática. 2018. 142 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Este estudo tem como enfoque principal pensar a educação patrimonial, a sua
relevância e aplicabilidade no ensino de Arte, através de uma abordagem teóricoprática,
cujos objetivos específicos são: estabelecer conexões entre noções de
patrimônio cultural e o ensino de arte; refletir sobre educação patrimonial e a sua
aplicabilidade no ensino de arte; realizar práticas de educação patrimonial, com
estudantes de oitavo e nono ano, da Escola Municipal Esmeralda Duarte da Silva,
de Severínia – SP. Para tanto inicialmente, foi realizada uma pesquisa de
referenciais teóricos que contextualizaram patrimônio cultural, Educação Patrimonial
e sua aplicabilidade no ensino de arte, bem como onde este tema está presente no
currículo de arte. Em relação à abordagem prática foram realizadas ações
educativas junto aos estudantes já citados que resultaram na confecção de um
inventário participativo dos bens patrimoniais locais, finalizando com um relato de
experiência. Os resultados obtidos demonstraram que patrimônio cultural está
presente no currículo e deve ser trabalhado em arte, por meio da educação
patrimonial desde o Ensino Fundamental. E que por meio de ações educativas como
as desenvolvidas neste estudo os alunos passam a compreender os conceitos
relativos à Patrimônio Cultural, sendo capazes de relacionar manifestações culturais
que já haviam estudado com patrimônios culturais, além de reconhecer, em sua
realidade, bens culturais, compreendendo na prática que estes devem ser
valorizados e preservados. |
Abstract: | This study focuses on heritage education, its relevance and applicability in Art
teaching, through a theoretical-practical approach, whose specific objectives are: to
establish connections between notions of cultural heritage and the teaching of art;
reflect on heritage education and its applicability in art education; to carry out
patrimonial education practices, with students of eighth and ninth grade, of the
Municipal School Esmeralda Duarte da Silva, of Severínia - SP. To do so, a research
was carried out on theoretical references that contextualized cultural heritage,
Patrimonial Education and its applicability in art education, as well as where this
theme is present in the art curriculum. In relation to the practical approach,
educational actions were carried out with the students already mentioned, which
resulted in the elaboration of a participatory inventory of the local patrimonial assets,
ending with an experience report. The results obtained demonstrated that cultural
heritage is present in the curriculum and must be worked in art, through heritage
education since Elementary School. And that through educational actions such as
those developed in this study students come to understand the concepts related to
Cultural Heritage, being able to relate cultural manifestations that had already studied
with cultural heritage, in addition to recognizing, in their reality, cultural assets,
including in practice they must be valued and preserved. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2018. Curso de Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico a distância. Polo de Barretos-SP. |
Aparece na Coleção: | Educação e Patrimônio Cultural e Artístico
|