Título: | Caixote : cargas sensíveis para [sobre]vivência |
Autor(es): | Santos, Felipi Souza dos |
Orientador(es): | Silva, Anna Paula da |
Assunto: | Artistas Patrimônio cultural |
Data de apresentação: | 2018 |
Data de publicação: | 20-Ago-2019 |
Referência: | SANTOS, Felipi Souza dos. Caixote: cargas sensíveis para [sobre]vivência. 2018. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico)—Universidade de Brasília, Goiás-GO, 2018. |
Resumo: | Tratando da natureza do (a) artista visual em comparação com um caixote, as noções de si e do outro serão abordadas como as brechas para atravessamentos entre o (a) artista e outros (as) profissionais, considerando os limites da forma e as finalidades estabelecidas pelo que pode conter e transportar.
Voltando-me para o interior, relaciono as cargas como contribuições que artistas visuais, ao exercerem seus processos, podem contribuir com as discussões sobre valorização do Patrimônio Cultural e Artístico por meio das potências sensíveis pertencentes aos (às) artistas, seu proceder e seus modos de apresentação ao mundo.
Inserido na investigação baseada em arte, esclareceremos nossas negociações metodológicas que caminham entre diagramas, sínteses poéticas e objetos de relação. Com interpretação do conhecimento pela metonímia, pela abertura e reverberações, trataremos do sensível que há nos processos artísticos específicos para esta pesquisa pelas estratégias de: Receber, conter, transportar e entregar.
Com objetos característicos de lugar, que se vende como lembrança, souvenires serão exercícios de pensar as experiências e questões de acesso, oportunidade e sensibilidade aos saberes e patrimônios culturais e artísticos. Observa-se nesta prática as características e compromisso do artista em estabelecer relações estéticas por meio da abertura para o sensível.
Por fim, as preocupações do Artista como um profissional que necessita sobreviver em conflitos internos e externos, com a entrega de um objeto artístico, pensaremos na restauração do artista pela simplicidade da cura do caixote. |
Resumén: | Tratando de la naturaleza del artista visual en comparación con un cajón, las nociones de sí y del otro serán abordadas como las brechas para atravesamientos entre el artista y otros profesionales, considerando los límites de la forma y las finalidades establecidas por lo que puede contener y transportar. Volviendo al interior, relaciono las cargas como aportaciones que artistas visuales, al ejercer sus procesos, pueden contribuir con las discusiones sobre valorización del Patrimonio Cultural y Artístico por medio de las potencias sensibles pertenecientes a los artistas, su proceder y sus modos de presentación al mundo. Inserido en la investigación basada en arte, aclararemos nuestras negociaciones metodológicas que caminan entre diagramas, síntesis poéticas y objetos de relación. Con interpretación del conocimiento por la metonimia, por la apertura y reverberaciones, trataremos de lo sensible que hay en los procesos artísticos específicos para esta investigación por las estrategias de: Recibir, contener, transportar y entregar. Con objetos característicos de lugar, que se vende como recuerdo, souvenires serán ejercicios de pensar las experiencias y cuestiones de acceso, oportunidad y sensibilidad a los saberes y patrimonios culturales y artísticos. Se observa en esta práctica las características y compromiso del artista en establecer relaciones estéticas por medio de la apertura hacia lo sensible. Por último, las preocupaciones del Artista como un profesional que necesita sobrevivir en conflictos internos y externos, con la entrega de un objeto artístico, pensar en la restauración del artista por la simplicidad de la curación del cajón. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2018. Curso de Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico a distância. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.22302 |
Aparece na Coleção: | Educação e Patrimônio Cultural e Artístico
|