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Título: Entrelaçados socioculturais : uma história crítica do bordado
Autor(es): Santos, Elisa Mariana
Orientador(es): Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de
Assunto: Artesanato
Cultura popular
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 20-Ago-2019
Referência: SANTOS, Elisa Mariana. Entrelaçados socioculturais: uma história crítica do bordado. 2018. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A história do bordado relatada, contextualiza e problematiza as origens e circulações dessa técnica. Por meio de processos híbridos e complexos, as percepções de tradicional/contemporâneo, local/global, centro/periférico dialogam e contaminam-se. Paralelamente à narrativa hegemônica da História da Arte, surgem análises sobre a relação da arte têxtil com os saberes populares e a vinculação desse ofício ao universo doméstico, taxado historicamente como feminino. A produção de artistas contemporâneos contempla proposições que deslocam fronteiras e contestam concepções já naturalizadas e projetos sociais que têm o artesanato como protagonista demonstram que essa atividade pode ser uma possibilidade de promoção de cidadania para grupos em realidade de fragilidade social. Iniciativas como a promovida pelo Instituto Proeza são instrumentos de inclusão social e desconstrução de estereótipos.
Abstract: The history of embroidery described, contextualizes and examines the origins and the circulation of this technic. Through hybrid and complex processes, the perceptions of traditional/contemporary, local/global, center/peripheric interact and contaminate themselves. In parallel to the hegemonic narrative of art history, analysis arise about the relation of textile art with popular wisdom and its link with the domestic universe, historically rated as feminine. The production of contemporary artists contemplates propositions that shifts boundaries and confronts deep-rotted conceptions. Social projects that have craftwork as its protagonist demonstrates to be a possibility of citizenship in promotion of groups in social fragility. Initiatives as the one promoted by the Proeza Institute are instruments of social inclusion and deconstruction of stereotypes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2018. Curso de Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico a distância. Polo Cidade de Goiás - GO
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.22301
Aparece na Coleção:Educação e Patrimônio Cultural e Artístico



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