Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22300
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_ElianaAfonsoPereira_tcc.pdf1,03 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Distrito de Olhos D’água – Goiás/Brasil : processos de alterações culturais de identidade
Autor(es): Pereira, Eliana Afonso
Orientador(es): Kunz, Sidelmar Alves da Silva
Assunto: Identidade cultural
Patrimônio cultural
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 20-Ago-2019
Referência: PEREIRA, Eliana Afonso. Distrito de Olhos D’água – Goiás/Brasil: processos de alterações culturais de identidade. 2018. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: As identidades são históricas e relacionais, assim é possível considerar o múltiplo como um fator enriquecedor no sentido da formação de identidade. O múltiplo pertencimento dos indivíduos gera sua ambivalência, as identidades ambíguas se combinam: continental, nacional, regional, local, de idade, de gênero, étnica, profissional e de classe. A pesquisa se inicia de forma bibliográfica de cunho qualitativo, embasando no estudo inicialmente de artigos, livros e teses publicadas a respeito do tema abordado. As informações foram coletadas a partir do questionário organizado por perguntas para facilitar a análise das respostas escritas pelo entrevistado. A análise foi realizada com o objetivo de identificar quais os processos locais do Distrito de Olhos D‘água em Goiás que alteram a identidade cultural dessa comunidade, compreendendo de que forma as alterações culturais podem influenciar mudanças na identidade local. A feira é considerada como patrimônio imaterial local e o povoado tem sido incluído como turismo municipal e estadual. A feira, o sítio histórico, a produção artesanal e o modo de vida da comunidade são fatores que atraem cada vez mais um maior número de visitantes. A cultura precisa ser preservada e respeitada independente das mudanças que ocorram com o tempo. A Feira do Troca é um belo exemplo mesmo tendo sofrido algumas alterações comerciais, afinal, como afirmou a entrevistada a feira vem sofrendo mudanças trazidas de outros estados por pessoas que não têm intenção de troca e sim de venda, quebrando a tradição. Por outro lado, a feira reuniu pessoas de todas as culturas trazendo também novidades.
Abstract: The identities are historical and relational, so it is possible to consider the multiple as an enriching factor in the sense of identity formation. The multiple belonging of the individuals generates their ambivalence, the ambiguous identities combine: continental, national, regional, local, old, gender, ethnic, professional and class. The research begins in a qualitative bibliographical form, based on the study of articles, books and theses published on the subject. The information was collected from the questionnaire organized by questions to facilitate the analysis of written responses by the interviewee. The analysis was carried out with the objective of identifying the local processes of the Olhos D'água District in Goiás that alter the cultural identity of this community, understanding how cultural changes can influence changes in local identity. The fair is considered as local intangible heritage and the village has been included as municipal and state tourism. The fair, the historical site, the artisanal production and the way of life of the community are factors that attract more and more visitors. Culture must be preserved and respected regardless of the changes that occur over time. The Fair of the Exchange is a beautiful example even though it has undergone some commercial changes, after all, as it affirmed the interviewee the fair has undergone changes brought from other states by people who do not intend to exchange, but to sell, breaking the tradition. On the other hand, the fair brought together people from all cultures bringing news as well.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2018. Curso de Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico a distância.
Aparece na Coleção:Educação e Patrimônio Cultural e Artístico



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons