Título: | Distrito de Olhos D’água – Goiás/Brasil : processos de alterações culturais de identidade |
Autor(es): | Pereira, Eliana Afonso |
Orientador(es): | Kunz, Sidelmar Alves da Silva |
Assunto: | Identidade cultural Patrimônio cultural |
Data de apresentação: | 2018 |
Data de publicação: | 20-Ago-2019 |
Referência: | PEREIRA, Eliana Afonso. Distrito de Olhos D’água – Goiás/Brasil: processos de alterações culturais de identidade. 2018. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | As identidades são históricas e relacionais, assim é possível considerar o múltiplo
como um fator enriquecedor no sentido da formação de identidade. O múltiplo
pertencimento dos indivíduos gera sua ambivalência, as identidades ambíguas se
combinam: continental, nacional, regional, local, de idade, de gênero, étnica,
profissional e de classe. A pesquisa se inicia de forma bibliográfica de cunho
qualitativo, embasando no estudo inicialmente de artigos, livros e teses publicadas a
respeito do tema abordado. As informações foram coletadas a partir do questionário
organizado por perguntas para facilitar a análise das respostas escritas pelo
entrevistado. A análise foi realizada com o objetivo de identificar quais os processos
locais do Distrito de Olhos D‘água em Goiás que alteram a identidade cultural dessa
comunidade, compreendendo de que forma as alterações culturais podem
influenciar mudanças na identidade local. A feira é considerada como patrimônio
imaterial local e o povoado tem sido incluído como turismo municipal e estadual. A
feira, o sítio histórico, a produção artesanal e o modo de vida da comunidade são
fatores que atraem cada vez mais um maior número de visitantes. A cultura precisa
ser preservada e respeitada independente das mudanças que ocorram com o
tempo. A Feira do Troca é um belo exemplo mesmo tendo sofrido algumas
alterações comerciais, afinal, como afirmou a entrevistada a feira vem sofrendo
mudanças trazidas de outros estados por pessoas que não têm intenção de troca e
sim de venda, quebrando a tradição. Por outro lado, a feira reuniu pessoas de todas
as culturas trazendo também novidades. |
Abstract: | The identities are historical and relational, so it is possible to consider the multiple as
an enriching factor in the sense of identity formation. The multiple belonging of the
individuals generates their ambivalence, the ambiguous identities combine:
continental, national, regional, local, old, gender, ethnic, professional and class. The
research begins in a qualitative bibliographical form, based on the study of articles,
books and theses published on the subject. The information was collected from the
questionnaire organized by questions to facilitate the analysis of written responses by
the interviewee. The analysis was carried out with the objective of identifying the
local processes of the Olhos D'água District in Goiás that alter the cultural identity of
this community, understanding how cultural changes can influence changes in local
identity. The fair is considered as local intangible heritage and the village has been
included as municipal and state tourism. The fair, the historical site, the artisanal
production and the way of life of the community are factors that attract more and
more visitors. Culture must be preserved and respected regardless of the changes
that occur over time. The Fair of the Exchange is a beautiful example even though it
has undergone some commercial changes, after all, as it affirmed the interviewee the
fair has undergone changes brought from other states by people who do not intend to
exchange, but to sell, breaking the tradition. On the other hand, the fair brought
together people from all cultures bringing news as well. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2018. Curso de Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico a distância. |
Aparece na Coleção: | Educação e Patrimônio Cultural e Artístico
|