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dc.contributor.advisorPinto, Viviane Fernandes Faria-
dc.contributor.authorMoitinho, Edna Cristina dos Santos-
dc.identifier.citationMOITINHO, Edna Cristina dos Santos. Desafios da inclusão na educação infantil do Jardim de Infância 03 do Gama. 2011. x, 51 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractO objetivo do presente estudo foi investigar os desafios enfrentados no desenvolvimento do processo de inclusão nas especificidades da Educação Infantil. Várias concepções teóricas embasaram esta pesquisa, tais como Sekkel (2008), Ainscow (2009), Mantoan (2008), Kelman (2010), Maciel,Raposo (2010) entre outros. Essas concepções e estudos teóricos auxiliaram o entendimento do processo de inclusão, suas implicações e seu desenvolvimento na Educação Infantil. A Metodologia Qualitativa foi utilizada para compreender as informações que foram construídas em um processo construtivo-interpretativo. Participaram da pesquisa 10 educadoras, 3 membros da equipe de direção, 4 pais e 1 orientadora educacional, todos, compõem a comunidade escolar do Jardim de Infância 03 do Gama, situado na cidade satélite do Gama, no Distrito Federal. O instrumento metodológico utilizado foi o questionário aberto. Os conhecimentos produzidos neste estudo representam um convite destinado aos envolvidos com a educação e preocupados com a inclusão escolar na Educação Infantil e conseqüentemente, apontar possíveis caminhos para superar as dificuldades enfrentadas. Como resultados esse estudo apontou que a chegada de crianças com deficiência na Educação Infantil é um fato real que deve ser visto por todos como algo positivo para a educação, mas para isso as crianças incluídas nessa etapa de escolarização devem ter seus direitos respeitados, de modo que os profissionais envolvidos tenham mais capacitação, que os ambientes escolares sejam adaptados e principalmente que o currículo, os atendimentos especializados e a modulação atendam com qualidade às necessidades do aluno.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.subject.keywordEducação de criançasen
dc.titleDesafios da inclusão na educação infantil do Jardim de Infância 03 do Gamaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2012-01-04T11:58:28Z-
dc.date.available2012-01-04T11:58:28Z-
dc.date.issued2012-01-04T11:58:28Z-
dc.date.submitted2011-04-30-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2229-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.description.abstract1The goal of this study was to investigate the challenges faced by inclusion in early childhood education. Various theoretical conceptions embasaram this search as Sekkel (2008), Ainscow (2009), (2008) Mantoan, Kelman (2010), Maciel and Raposo (2010) among others that strengthened with various approaches to the inclusion process, its implications and its journey in early childhood education. Qualitative methodology was used to understand the information that has been built in a constructive process-interpretation. Surveyed 10 teachers, three members of the management team, 4 parents and 1 educational guidance, all comprise the school community of kindergarten 03 Range, located in the satellite city of Gama, Distrito Federal. The methodological instrument used was the open questionnaire. The knowledge produced in this study represent an invitation for those involved with education and worried school inclusion in early childhood education and consequently, pointing out possible ways to overcome the difficulties. As a result this study pointed out that the arrival of children with disabilities in early childhood education is a real fact that must be seen by all as something positive for education, but for this the children included at this stage of education should have their rights respected so that the professionals involved have more training, school environments and are tailored especially to the curriculum, expert consultations and modulation quality to meet the needs of the student.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2229pt_BR
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