Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22299
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_EdsonAparecidoPinto_tcc.pdf716,39 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSacerdote, Helena Célia de Souza-
dc.contributor.authorPinto, Edson Aparecido-
dc.identifier.citationPINTO, Edson Aparecido. Análise do potencial educacional, cultural, turístico dos projetos pedagógicos do Sítio do Carroção como atividades para a parte diversificada do currículo do ensino médio. 2018. 61 f., il. Trabalho de Conclusão do Curso (Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico)—Universidade de Brasília, Barretos-SP, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2018. Curso de Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico a distância.pt_BR
dc.description.abstractA etapa escolar do ensino médio, dada a realidade e atualidade tecnológica, necessita de diferentes práticas, novo pensar da ação de ensino e seus resultados, o que projeta novas estratégias, diferentes lugares e contextos modernos. É necessário repensar planejamentos e inovações nas propostas e situações de aprendizagem que se oferta ao aluno. O aluno da era da escrita digital e das abreviações de palavras sem limites– e na etapa escolar do ensino médio - parece clamar por diferentes dinâmicas nas ações educativas e por experimentações mais significativas em participação na qual se possa demonstrar mais a totalidade de seus potenciais. Ele projeta-se nas mais diferentes representações culturais em busca de sua identidade. Por meio de uma análise dos potenciais dos projetos pedagógicos do Sítio do Carroção, da cidade de Tatuí-SP, intenciona-se que esse material possa ser um apoio para docentes que queiram inovar e se utilizar de modelos educativos diferentes em ambientes fora do espaço escolar. A análise documental teve orientações bibliográficas de fontes de sites do Sítio do Carroção e em informações obtidas localmente durante uma ida à destinação. Os resultados apontam que a destinação tem forte potencial para projetos pedagógicos que tenham como estratégias de ensino, as viagens turísticas para desenvolvimento de diversos conteúdo das áreas disciplinares do currículo do ensino médio, contribui com maior aprofundamento do conhecimento, por meio de estudos e da descoberta um universo de significados e possibilidades de desenvolvimento de competências e habilidades. Na destinação, o mundo da fantasia, da criatividade e do entretenimento são realidades em cada projeto oportunizado ao turista aluno e são altamente convidativos à exploração. É planejar, viajar, pesquisar, descobrir e aprender.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAtividades lúdicaspt_BR
dc.subject.keywordCurrículo escolarpt_BR
dc.titleAnálise do potencial educacional, cultural, turístico dos projetos pedagógicos do Sítio do Carroção como atividades para a parte diversificada do currículo do ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-20T12:58:46Z-
dc.date.available2019-08-20T12:58:46Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22299-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The high school stage, given the reality and technological relevance, requires different practices, new thinking about teaching action and its results, which projects new strategies, different places and modern contexts. It is necessary to rethink planning and innovations in the proposals and learning situations that are offered to the student. The student of the digital writing era and the word abbreviations without limits - and in the middle school stage - seems to call for different dynamics in educational actions and for more meaningful experiments in participation in which more of their potentials can be demonstrated. It projects itself into the most different cultural representations in search of its identity. Through an analysis of the potential of the pedagogical projects of the Sítio do Carroção, in the city of Tatuí-SP, it is intended that this material can be a support for teachers who want to innovate and use different educational models in environments outside the school space. The documentary analysis had bibliographical orientations of site sources of the Site of the Cart and in information obtained locally during a trip to the destination. The results indicate that the destination has a strong potential for pedagogical projects that have as teaching strategies, the tourist trips for the development of various contents of the disciplinary areas of the high school curriculum, contributes to a deeper knowledge, through studies and discovery a universe of meanings and possibilities for developing skills and abilities. In destination, the world of fantasy, creativity and entertainment are realities in every project opportunized to the tourist student and are highly inviting to the exploration. It is to plan, to travel, to research, to discover and to learn.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação e Patrimônio Cultural e Artístico



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons