Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/22298
Título: | Centros culturais de Petrópolis e seus desafios na formação de público |
Autor(es): | Oliveira, Diogo Henrique Feliciano de |
Orientador(es): | Silva, Anna Paula da |
Assunto: | Política cultural Manifestação cultural |
Data de apresentação: | 2018 |
Data de publicação: | 20-Ago-2019 |
Referência: | OLIVEIRA, Diogo Henrique Feliciano de. Centros culturais de Petrópolis e seus desafios na formação de público. 2018. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico)—Universidade de Brasília, Petrópolis-RJ. |
Resumo: | O presente trabalho busca provocar reflexões acerca dos desafios para a formação de
público de dois espaços culturais em Petrópolis: O Centro de Cultura Raul Leoni e o
Theatro Dom Pedro. Ambos localizados na região central da cidade, a que mais
alimenta o turismo comercial e histórico, que se apresenta enquanto importante
atividade econômica do município. Apesar da rica história na formação cultural da
cidade, hoje o Centro de Cultura e o Teatro não recebem tanta visibilidade quanto os
demais monumentos do circuito turístico petropolitano e o número de visitantes
continua a cair ano pós ano. A partir de análises quantitativas e qualitativas - de dados
como os livros de assinaturas das exposições do Centro de Cultura, da lista de
empréstimos da biblioteca deste centro e de pesquisa realizada via aplicativo, financiado
pela Fundação de Cultura e Transporte sobre o público do teatro- este trabalho reforça a
necessidade de discutir a ocupação destes espaços por parte da população e das diversas
manifestações culturais e ainda, busca instigar o debate sobre políticas publicas que
auxiliem na formação de público nestes espaços. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2018. Curso de Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico a distância. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.22298 |
Aparece na Coleção: | Educação e Patrimônio Cultural e Artístico
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons