Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22285
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_GabriellaCardosoPaiva.pdf3,6 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorLins, Greyciane Souza-
dc.contributor.authorPaiva, Gabriella Cardoso-
dc.identifier.citationPAIVA, Gabriella Cardoso. Comunicação científica e Web 2.0: o uso do Research Gate entre os docentes da Universidade de Brasília. 2018. 94 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)— Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)— Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO estudo analisa os usos de mídias sociais voltadas para a comunidade científica,tendo como objeto de pesquisa docentes-pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) usuários da mídia científicaResearch Gate. A metodologia é de natureza mista sequencial, com uma fase quantitativa que consiste na coleta de dados relevantes ao perfil do usuário, publicações na mídia social, usos do serviço de chat e redes de coautorias. Os instrumentos utilizados para o levantamento estatístico são a mídia social Research Gate e a plataforma Lattes. A fase qualitativa compreende a análise de conteúdo de informações coletadas através da aplicação de um questionário semiaberto, cujas questões focam nas finalidades do uso da mídia contemplada e a percepção dos participantes sobre as mídias sociais científicas. Constata-se que há uma pequena quantidadede usuários ativos, porém, os usuários respondentes apontam para a tendência de crescimento do número de adeptos a mídias sociais científicas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMídia socialpt_BR
dc.subject.keywordComunidade científicapt_BR
dc.subject.keywordColaboração científicapt_BR
dc.titleComunicação científica e Web 2.0 : o uso do Research Gate entre os docentes da Universidade de Brasíliapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T13:08:56Z-
dc.date.available2019-08-12T13:08:56Z-
dc.date.submitted2018-06-28-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22285-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The study analyzes the uses of social media aimed at the scientific community, with the purpose of research being carried out by teachers-researchers at the University of Brasília (UnB),that use the scientific media Research Gate. The methodology is a mixed sequential study, with a quantitative phase that consist in the collection of data relevant to the user profile, publications in social media, uses of the chat service and co-authoring networks. The instruments use for the statistical survey are the social media Research Gate and the Lattes platform. The qualitative phase include the content analysis of information collected through the application of a semi-open questionnaire, whose questions focus on the purposes of the use of the media contemplated and the participants' perception on scientific social media. There is still a small number of active users, however, the respondent users point to the growing trend of the number of adepts to scientific social media.pt_BR
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.