Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Lins, Greyciane Souza | - |
dc.contributor.author | Paiva, Gabriella Cardoso | - |
dc.identifier.citation | PAIVA, Gabriella Cardoso. Comunicação científica e Web 2.0: o uso do Research Gate entre os docentes da Universidade de Brasília. 2018. 94 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)— Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação)— Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo analisa os usos de mídias sociais voltadas para a comunidade científica,tendo como objeto de pesquisa docentes-pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) usuários da mídia científicaResearch Gate. A metodologia é de natureza mista sequencial, com uma fase quantitativa que consiste na coleta de dados relevantes ao perfil do usuário, publicações na mídia social, usos do serviço de chat e redes de coautorias. Os instrumentos utilizados para o levantamento estatístico são a mídia social Research Gate e a plataforma Lattes. A fase qualitativa compreende a análise de conteúdo de informações coletadas através da aplicação de um questionário semiaberto, cujas questões focam nas finalidades do uso da mídia contemplada e a percepção dos participantes sobre as mídias sociais científicas. Constata-se que há uma pequena quantidadede usuários ativos, porém, os usuários respondentes apontam para a tendência de crescimento do número de adeptos a mídias sociais científicas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mídia social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comunidade científica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Colaboração científica | pt_BR |
dc.title | Comunicação científica e Web 2.0 : o uso do Research Gate entre os docentes da Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T13:08:56Z | - |
dc.date.available | 2019-08-12T13:08:56Z | - |
dc.date.submitted | 2018-06-28 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/22285 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The study analyzes the uses of social media aimed at the scientific community, with the purpose of research being carried out by teachers-researchers at the University of Brasília (UnB),that use the scientific media Research Gate. The methodology is a mixed sequential study, with a quantitative phase that consist in the collection of data relevant to the user profile, publications in social media, uses of the chat service and co-authoring networks. The instruments use for the statistical survey are the social media Research Gate and the Lattes platform. The qualitative phase include the content analysis of information collected through the application of a semi-open questionnaire, whose questions focus on the purposes of the use of the media contemplated and the participants' perception on scientific social media. There is still a small number of active users, however, the respondent users point to the growing trend of the number of adepts to scientific social media. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Biblioteconomia
|