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dc.contributor.advisorSilva, Geane de Jesus-
dc.contributor.authorMachado, Débora de Sousa-
dc.identifier.citationMACHADO, Débora de Sousa. Inclusão e acessibilidade: a mediação pedagógica de uma professora com deficiência visual em ambientes virtuais de aprendizagem. 2011. 77 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractEste trabalho problematiza uma questão atual que implica três processos importantes que são: inclusão, educação a distância e tecnologia. A partir desses processos, problematizamos de que forma o Moodle pode servir como estratégia de mediação pedagógica na docência de uma pessoa com deficiência visual. O principal objetivo desse trabalho, portanto, é analisar o uso do Moodle, no exercício da docência de uma pessoa com deficiência visual como estratégia de mediação pedagógica. Utilizamos a metodologia de pesquisa qualitativa, fundamentado pela epistemologia qualitativa de González Rey (2002) que destaca o caráter construtivo e interpretativo das informações. Assim, como instrumentos de pesquisa, foram utilizados: observação, entrevistas não estruturadas, questionário estruturado com perguntas descritivas e questionário com o software LimeSurvey. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma de uma disciplina na modalidade semi-presencial da Universidade de Brasília e teve como sujeitos de pesquisa a professora com deficiência visual, as tutoras, os alunos e a pesquisadora. Como conclusão compreendemos que o Moodle foi utilizado como estratégia pedagógica pela professora que incluiu critérios de acessibilidade para possibilitar o uso e navegação de pessoas com deficiência e que a relação pedagógica depende muito mais dos espaços intersubjetivos que daqueles recursos técnicos e tecnológicos disponíveis.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordDeficientes visuaisen
dc.subject.keywordAmbientes virtuais de aprendizagemen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.titleInclusão e acessibilidade : a mediação pedagógica de uma professora com deficiência visual em ambientes virtuais de aprendizagemen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2012-01-04T11:57:02Z-
dc.date.available2012-01-04T11:57:02Z-
dc.date.issued2012-01-04T11:57:02Z-
dc.date.submitted2011-04-16-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2227-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.description.abstract1This paper aims at discussing a current matter which consists of three important processes: inclusion, distance learning and technology. These processes are used to discuss how Moodle can be used as means of pedagogical mediation in teaching a visually impaired person. Therefore, the main objective of this paper is to analyze the use of Moodle in teaching a visually impaired person as a means of pedagogical mediation. It was used a mixed qualitative research methodology, is based on the qualitative epistemology of González Rey (2002) which highlights the constructive and interpretative feature of information. So, the tools such as observations, non-structured interviews, structured questionnaires with descriptive questions and questionnaires with LimeSurvey software. The research was conducted in a semi-presencial class in the Universidade de Brasília and had as research subjects the visually impaired professor, the tutors, the students and the researcher. As a conclusion, we understand that Moodle was used as a pedagogical strategy by the professor, which included criteria such as accessibility in order to enable the navigation of the visually impaired. Also, it was concluded that the pedagogical relationship depends much more on the intersubjective spaces rather than technological and technical resources which are available.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2227pt_BR
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