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Título: A criação de valor para stakeholders : um estudo de caso
Autor(es): Baliza, Gislane Sousa
Orientador(es): Vieira, Diego Mota
Assunto: Stakeholders
Processo decisório
Planejamento empresarial
Data de apresentação: 5-Jul-2011
Data de publicação: 4-Jan-2012
Referência: BALIZA, Gislane Sousa. A criação de valor para stakeholders: um estudo de caso. 2011. 58 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Considerando a importância que deve ser dada à influência dos Stakeholders no momento da tomada de decisão pelas organizações, este trabalho objetiva analisar a relação existente entre o Sindicato dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo de Goiânia, Anápolis, Goiánápolis e Terezópolis no Estado De Goiás – SINPOSPETRO-GO e seus Stakeholders, de forma a criar valor para estes atores. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou-se da análise de conteúdo para avaliação das entrevistas realizadas com funcionários da área estratégica da organização. Os resultados encontrados mostram que são considerados como stakeholders mais importantes os stakeholders externos, especialmente os clientes e o governo, sendo que essa percepção foi unânime entre os entrevistados. Foi identificada a capacidade de ameaçar ou cooperar de cada stakeholder em relação à organização e foram sugeridas estratégias perante cada um deles. As contribuições deste trabalho alcançam tanto o meio acadêmico quanto o meio organizacional. Este trabalho pode ser utilizado como parâmetro para comparação de futuros estudos, assim como será utilizado pela organização analisada para mapear seus principais stakeholders e melhor definir estratégias de ação em relação a esses atores.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.2226
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