Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22255
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_PamelaSampaioDalvi_tcc.pdf1,86 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Modelagem da fragilidade ambiental como fator de planejamento da ocupação do solo : estudo da Bacia do Córrego Barreirinho, São Sebastião-DF
Autor(es): Dalvi, Pâmela Sampaio
Orientador(es): Menezes, Paulo Henrique Bretanha Junker
Assunto: Solo - uso
Sistema de Informação Geográfica (SIG)
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 3-Jul-2019
Referência: DALVI, Pâmela Sampaio. Modelagem da fragilidade ambiental como fator de planejamento da ocupação do solo: estudo da Bacia do Córrego Barreirinho, São Sebastião-DF. 2012. 27 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geoprocessamento Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O ambiente natural que ainda não foi modificado pelo homem apresenta diferentes graus de fragilidade, sendo mais ou menos susceptível a sofrer danos dependendo da ação humana a ser implementada sobre esse ambiente. O uso de ferramentas como o Sistema de Informações Geográficas aliado a técnicas de geoprocessamento de informações espaciais, permitem compreender os níveis e diferenças das fragilidades dos ambientes. Para poder planejar o uso do solo em áreas naturais, ferramentas como o mapa de fragilidades ambientais, são de extrema importância, pois estudos dos atributos como relevo, tipo de solo e cobertura vegetal permitirão compreender mais a fundo as diferentes fragilidades de um ambiente. Este estudo pretendeu demonstrar a elaboração do mapa de fragilidades para a área de drenagem da bacia do córrego Barreirinho, localizado na porção centro-sul do Distrito Federal, na Região Administrativa de São Sebastião. O modelo proposto por Jurandyr Ross (1994), demonstrou ser uma ferramenta de interesse ao planejamento de uso do solo por demonstrar áreas da bacia hidrográfica que podem ser utilizadas para fins como agricultura e ocupação populacional e outras que devem ser mantidas preservadas.
Abstract: O ambiente natural que ainda não foi modificado pelo homem apresenta diferentes graus de fragilidade, sendo mais ou menos susceptível a sofrer danos dependendo da ação humana a ser implementada sobre esse ambiente. O uso de ferramentas como o Sistema de Informações Geográficas aliado a técnicas de geoprocessamento de informações espaciais, permitem compreender os níveis e diferenças das fragilidades dos ambientes. Para poder planejar o uso do solo em áreas naturais, ferramentas como o mapa de fragilidades ambientais, são de extrema importância, pois estudos dos atributos como relevo, tipo de solo e cobertura vegetal permitirão compreender mais a fundo as diferentes fragilidades de um ambiente. Este estudo pretendeu demonstrar a elaboração do mapa de fragilidades para a área de drenagem da bacia do córrego Barreirinho, localizado na porção centro-sul do Distrito Federal, na Região Administrativa de São Sebastião. O modelo proposto por Jurandyr Ross (1994), demonstrou ser uma ferramenta de interesse ao planejamento de uso do solo por demonstrar áreas da bacia hidrográfica que podem ser utilizadas para fins como agricultura e ocupação populacional e outras que devem ser mantidas preservadas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Geociências, 2012.
Informações de Acesso e Conteúdo: Autorização concedida pelo chefe do Instituto de Geociências para disponibilização na Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM).
Aparece na Coleção:Geoprocessamento Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.