Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22241
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_AlexandreBini_tcc.pdf947,13 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Monitoramento de tráfegos aéreos em regiões de fronteira
Autor(es): Bini, Alexandre
Orientador(es): Brites, Ricardo Seixas
Coorientador(es): Marinho, Carlos Alberto Branco
Assunto: Tráfego aéreo
Data de apresentação: 14-Dez-2012
Data de publicação: 28-Jun-2019
Referência: BINI, Alexandre. Monitoramento de tráfegos aéreos em regiões de fronteira. 2012. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geoprocessamento Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: A maioria dos trabalhos, que intencionam desenvolver alguma metodologia para a busca por pistas de pouso e decolagem, utiliza imagens de algum sensor radar. Uma vez que essas imagens possuem um elevado custo de obtenção e aquisição o que, muitas vezes, torna impeditiva a realização de explorações por esses tipos de alvos, buscou-se com este estudo verificar a validade do emprego de imagens mais baratas e de fácil obtenção, normalmente da faixa cóptica e de moderada resolução espacial. Ainda, objetivou-se desenvolver uma metodologia que permitisse análises de padrões de comportamento dos tráfegos aéreos e sua associação às pistas de pouso em uma área, então, definida. Para tanto, foram empregados métodos de processamento, de forma que fossem gerados mapas de uso a partir de classificação supervisionada e imagens derivadas de índice de vegetação. Todos os resultados obtidos serviram como auxílio à interpretação visual de uma área selecionada, após a análise dos padrões de ocorrências de tráfegos aéreos geoespacializados. Como desfecho, observou-se que os métodos de análise produziram conclusões válidas para a definição das regiões suspeitas de existência de pistas de pouso e decolagem. Igualmente, os processamentos espectrais provaram que o emprego de imagens da faixa óptica, com resolução espacial de até trinta metros, podem ser utilizadas para as finalidades propostas, sendo que, a partir delas, pode-se gerar resultados viáveis.
Abstract: Most studies that intend to develop some methodology to find takeoff and landing runways, using radar images from radar sources. Considering that the cost of such imagery often becomes an impediment to conducting explorations for these types of targets, it was sought in this work to validate the use of optical and moderate spatial resolution imagery. Besides, it was attempted to develop a methodology that would allow the analysis of air traffic behavior patterns and volumes, as well their association with airstrips in one defined area. To accomplish these methods of image processing were used to generate land cover maps and vegetation index images. The results were used as an aid to visual interpretation of the selected area after analysis of the occurrence patterns of air traffic and their spatial distribution. As a final result, it was found that the methods of analysis produced valid conclusions for the definition of regions of suspected existence of runways. The spectral processing proved that the use of images from the optical range, with a spatial resolution of thirty meters, is appropriate for the purposes and, from these, one can generate viable results.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Geociências, 2012.
Informações de Acesso e Conteúdo: Autorização concedida pelo chefe do Instituto de Geociências para disponibilização na Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM).
Aparece na Coleção:Geoprocessamento Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.