Título: | Monitoramento de tráfegos aéreos em regiões de fronteira |
Autor(es): | Bini, Alexandre |
Orientador(es): | Brites, Ricardo Seixas |
Coorientador(es): | Marinho, Carlos Alberto Branco |
Assunto: | Tráfego aéreo |
Data de apresentação: | 14-Dez-2012 |
Data de publicação: | 28-Jun-2019 |
Referência: | BINI, Alexandre. Monitoramento de tráfegos aéreos em regiões de fronteira. 2012. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geoprocessamento Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Resumo: | A maioria dos trabalhos, que intencionam desenvolver alguma metodologia para a busca por
pistas de pouso e decolagem, utiliza imagens de algum sensor radar. Uma vez que essas imagens
possuem um elevado custo de obtenção e aquisição o que, muitas vezes, torna impeditiva a
realização de explorações por esses tipos de alvos, buscou-se com este estudo verificar a validade
do emprego de imagens mais baratas e de fácil obtenção, normalmente da faixa cóptica e de
moderada resolução espacial. Ainda, objetivou-se desenvolver uma metodologia que permitisse
análises de padrões de comportamento dos tráfegos aéreos e sua associação às pistas de pouso em
uma área, então, definida. Para tanto, foram empregados métodos de processamento, de forma
que fossem gerados mapas de uso a partir de classificação supervisionada e imagens derivadas de
índice de vegetação. Todos os resultados obtidos serviram como auxílio à interpretação visual de
uma área selecionada, após a análise dos padrões de ocorrências de tráfegos aéreos
geoespacializados. Como desfecho, observou-se que os métodos de análise produziram
conclusões válidas para a definição das regiões suspeitas de existência de pistas de pouso e
decolagem. Igualmente, os processamentos espectrais provaram que o emprego de imagens da
faixa óptica, com resolução espacial de até trinta metros, podem ser utilizadas para as finalidades
propostas, sendo que, a partir delas, pode-se gerar resultados viáveis. |
Abstract: | Most studies that intend to develop some methodology to find takeoff and landing runways, using
radar images from radar sources. Considering that the cost of such imagery often becomes an
impediment to conducting explorations for these types of targets, it was sought in this work to
validate the use of optical and moderate spatial resolution imagery. Besides, it was attempted to
develop a methodology that would allow the analysis of air traffic behavior patterns and volumes,
as well their association with airstrips in one defined area. To accomplish these methods of image
processing were used to generate land cover maps and vegetation index images. The results were
used as an aid to visual interpretation of the selected area after analysis of the occurrence patterns
of air traffic and their spatial distribution. As a final result, it was found that the methods of
analysis produced valid conclusions for the definition of regions of suspected existence of
runways. The spectral processing proved that the use of images from the optical range, with a
spatial resolution of thirty meters, is appropriate for the purposes and, from these, one can
generate viable results. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Geociências, 2012. |
Informações de Acesso e Conteúdo: | Autorização concedida pelo chefe do Instituto de Geociências para disponibilização na Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM). |
Aparece na Coleção: | Geoprocessamento Ambiental
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