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Título: Mapeamento de prioridades para o Programa Nacional de Adequação e Segurança Rodoviária em Núcleos Urbanos - PRONURB
Autor(es): Vasconcelos, Raimundo Fagner Frota de
Orientador(es): Roig, Henrique Llacer
Assunto: Rodovias - infraestrutura
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 27-Jun-2019
Referência: VASCONCELOS, Raimundo Fagner Frota de. Mapeamento de prioridades para o Programa Nacional de Adequação e Segurança Rodoviária em Núcleos Urbanos - PRONURB. 2013. 12 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geoprocessamento Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho procura estabelecer ordem de prioridade para implantação de contornos e anéis rodoviários em travessias urbanas. Sendo o principal objetivo, listar e mapear os 50 municípios que apresentam mais demandas dentre as 200 maiores cidades brasileiras. Os fatores para gerar a classificação foram; número total da população, da frota e de acidentes nestes municípios. Foi criado um banco de dados considerando a média normatizada entre esses valores, foi necessário classificar as regiões metropolitanas, portanto, optou-se pela ordem decrescente da população, da frota e dos acidentes, considerando as cidades conurbadas como um único município. O resultado foi à produção de um mapa que fornece essa ordem de prioridade em regiões que mais necessitam de investimentos em infraestrutura de transportes, visando o aumento da segurança nas rodovias federais.
Abstract: The present work intends to establishes an order of priorities for the implement of contours and road rings for urban crossing. The first objective is to map the fifty municipalities that represent primary needs in transport infrastructure within two hundred brazilian metropolitan areas. The metropolitan areas where than classified by a normalized index relating the population, car fleet and the number of accidents for each area. The value obtained was assigned to the main county of the conurbation and the information stored in a geodatabase as a polygon feature class. The resulting map was elaborated using the feature class and combined restriction factors, such as environmental and local culture conservation areas, to determine an hierarchy of metropolitan areas that crave the most in infrastructure for safety in road transport.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Geociências, 2013.
Informações de Acesso e Conteúdo: Autorização concedida pelo chefe do Instituto de Geociências para disponibilização na Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM).
Aparece na Coleção:Geoprocessamento Ambiental



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