Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/22232
Título: | Extração de rodovias pavimentadas em imagens digitais de alta resolução de áreas urbanas baseada em análise orientada a objeto |
Autor(es): | Sobral, Lucas Tavares |
Orientador(es): | Roig, Henrique Llacer |
Assunto: | Processamento de imagens - técnicas digitais Rodovias |
Data de apresentação: | 2013 |
Data de publicação: | 27-Jun-2019 |
Referência: | SOBRAL, Lucas Tavares. Extração de rodovias pavimentadas em imagens digitais de alta resolução de áreas urbanas baseada em análise orientada a objeto. 2013. 13 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geoprocessamento Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Abstract: | The automated processes of feature extraction in remote sensing images constitutes on analysis tools that provide important informations on land cover management in urban space. Based on simple routines it favor speed and efficiency strategies for decision making and intervention in infrastructure.
It was performed an supervised classification of high resolution image-based object-oriented analysis, combined with a vectoring axle of the extracted roads from the resulting raster to create a shapefile from the road network of the high spatial resolution image.
The metodology did not obtained accurate results, however methods that can refine the process and produce more accurate results in future work were raised during research. |
Resumén: | A automação dos processos de extração de feições em imagens de sensoriamento remoto constitui uma das ferramentas de análise das informações sobre a cobertura do solo importante para a gestão do espaço urbano. Baseada em rotinas simples, favorecem a rapidez e a eficiência nas estratégias para tomada de decisão e intervenção na infraestrutura.
Utilizando uma classificação de imagem de alta resolução baseada em análise orientada a objeto, combinada com uma vetorização do eixo das rodovias extraídas a partir do raster resultante, gerou-se um arquivo shapefile das linhas centrais de parte das rodovias da imagem utilizada.
A metodologia utilizada não favoreceu a obtenção de resultados contundentes, no entanto, foram levantados durante o processo de pesquisa, outros métodos que podem refinar o processo e produzir resultados mais acurados em trabalhos futuros. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Geociências, 2013. |
Informações de Acesso e Conteúdo: | Autorização concedida pelo chefe do Instituto de Geociências para disponibilização na Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM). |
Aparece na Coleção: | Geoprocessamento Ambiental
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.