Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22223
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AndreGustavoDeSousaRocha_tcc.pdf11,7 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Mapeamento digital de solos de bacia hidrográfica do DF com uso de regressão linear múltipla de produtos derivados de modelo digital de elevação
Autor(es): Rocha, André Gustavo de Sousa
Orientador(es): Almeida, Tati de
Assunto: Solos - análise
Geoprocessamento
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 26-Jun-2019
Referência: ROCHA, André Gustavo de Sousa. Mapeamento digital de solos de bacia hidrográfica do DF com uso de regressão linear múltipla de produtos derivados de modelo digital de elevação. 2013. 17 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geoprocessamento Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Considerando-se as limitações dos métodos convencionais de levantamento de solos, como altos custos despendidos, tempo para realização dos trabalhos ou para atualização dos mapas existentes, o mapeamento digital de solos é apontado como alternativa viável, tanto para uso isolado quanto em conjunto com as metodologias tradicionais. A partir de conhecimentos de geoprocessamento e do uso de sistemas de informação geográfica, é possível a manipulação de grande quantidade de dados ambientais, na construção de modelos para a predição da ocorrência de tipos de solos, considerando-se válida a existência da relação solo-paisagem. O presente trabalho teve como objetivo testar a aplicabilidade da regressão linear múltipla na predição da ocorrência de solos a partir de parâmetros derivados de MDE, como ferramenta a ser utilizada no mapeamento digital de solos da bacia do rio Jardim, no Distrito Federal. Nenhuma das variáveis apresentou significância ao nível de 95% de probabilidade quando processadas em conjunto. Com base na literatura consultada, gerou-se equação utilizando-se apenas as variáveis declividade, altitude e orientação, cujo mapa elaborado apresentou similaridade de áreas mapeadas em comparação com o mapa de referência. Apesar da acurácia pelo índice Kappa mostrar valor insatisfatório, vislumbra-se potencial para o uso da regressão linear múltipla no mapeamento digital de solos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Geociências, 2013.
Informações de Acesso e Conteúdo: Autorização concedida pelo chefe do Instituto de Geociências para disponibilização na Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM).
Aparece na Coleção:Geoprocessamento Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.