Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Bias, Edilson de Souza | - |
dc.contributor.author | Menezes, Thaís Nunes Gomes de | - |
dc.identifier.citation | MENEZES, Thaís Nunes Gomes de. Avaliação da recuperação das áreas degradadas pelas obras de implantação da Rodovia BR-158/MT, km 139,91 ao km 201,01, entre os anos 2009 a 2013, a partir do processamento de imagens opticas. [2016]. 22 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geoprocessamento Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, [2016]. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Geociências, [2016]. Trabalho submetido para a Revista Brasileira de Cartografia aguardando aprovação. | pt_BR |
dc.description.abstract | É característico de países em desenvolvimento a execução de diversos tipos de obras de infraestrutura para o melhoramento da sociedade. A Rodovia BR-158 é um exemplo, seu eixo viário atravessa o país de norte ao sul, passando pelos estados do Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, findando na fronteira com o Uruguai, no município de Santana do Livramento. Para a presente pesquisa foi avaliado o trecho correspondente a BR-158/MT (Trecho Norte) especificamente entre os km 139,91 ao km 201,01 o qual perpassa os municípios de Confresa, Porto Alegre do Norte e Canabrava do Norte, todos no Estado do Mato Grosso. O objetivo desta pesquisa foi identificar por meio de imagens temporais as áreas degradadas em apoio às obras e a partir disto verificar se houve aumento ou diminuição nas áreas utilizadas como jazidas, doze (12) áreas no total, indicando assim possível recuperação da cobertura vegetal por meio da aplicação do NDVI e assim verificar eficiência das ações executadas pelo PRAD, o qual foi executado durante as obras de implantação da Rodovia BR-158/MT como exigência do processo de licenciamento ambiental. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Licenciamento ambiental | pt_BR |
dc.title | Avaliação da recuperação das áreas degradadas pelas obras de implantação da Rodovia BR-158/MT, km 139,91 ao km 201,01, entre os anos 2009 a 2013, a partir do processamento de imagens opticas | pt_BR |
dc.title.alternative | Evaluation of the recovery of areas degraded by the works of implementation of the br-158 /MT, km 139.91 to km 201.01, between the years 2009 to 2013, from the processing of optical images | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-06-24T12:13:26Z | - |
dc.date.available | 2019-06-24T12:13:26Z | - |
dc.date.submitted | 2016 | - |
dc.description2 | Autorização concedida pelo chefe do Instituto de Geociências para disponibilização na Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/22199 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Almeida, Tati de | - |
dc.description.abstract1 | It is characteristic of developing countries to carry out various types of infrastructure works for the betterment of society. The BR-158 Highway is an example, its road crosses the country from north to south, passing through the states of Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina and Rio Grande do Sul, ending at the border With Uruguay, in the municipality of Santana do Livramento. For the present study, the section corresponding to BR-158 / MT (North Section) was specifically evaluated between km 139.91 and km 201.01, which runs through the municipalities of Confresa, Porto Alegre do Norte and Canabrava do Norte, all State of Mato Grosso. The objective of this research was to identify, by means of temporal images, the degraded areas in support of the works and from this to verify if there was increase or decrease in the areas used as deposits, twelve (12) areas in total, thus indicating a possible recovery of the vegetation cover by Through the implementation of the NDVI and thus verify the efficiency of the actions carried out by the PRAD, which was executed during the implementation of the Highway BR-158 / MT as a requirement of the environmental licensing process. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Geoprocessamento Ambiental
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