Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22198
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_SamuelFernandoSchwaida_tcc.pdf1,02 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Desafios e estratégias na implementação de corredores ecológicos entre áreas protegidas no bioma cerrado
Outros títulos: Challenges and strategies on implementing an ecological corridor between protected areas in cerrado biome
Autor(es): Schwaida, Samuel Fernando
Orientador(es): Cicerelli, Rejane Ennes
Assunto: Proteção ambiental
Paisagens
Data de apresentação: 9-Dez-2016
Data de publicação: 24-Jun-2019
Referência: SCHWAIDA, Samuel Fernando. Desafios e estratégias na implementação de corredores ecológicos entre áreas protegidas no bioma cerrado. 2016. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geoprocessamento Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Medidas que visem a reconectar a paisagem, como corredores ecológicos, são de 4 suma importância para reverter os impactos da degradação e fragmentação de habitats sobre a 5 biodiversidade. Este trabalho propõe uma metodologia que utiliza ferramentas de 6 geoprocessamento para definição de corredores ecológicos. O estudo de caso foi realizado no 7 limite estadual do Distrito Federal e Goiás com intuito de propor um corredor ecológico para 8 mamíferos de médio e grande entre a Estação Ecológica de Águas Emendadas e o Campo de 9 Instrução de Formosa. As análises de custo realizadas utilizando dados oficiais gratuitos 10 resultaram em três trajetos (A, B, C), com extensões variando de 28,88 (A) a 47,34 km (C). A 11 sobreposição dos trajetos com remanescentes de vegetação natural variou de 74,43% (A) a 12 90,35% (B) e a intersecção com APP potenciais de 66,32% (A) a 86,26% (C). A sobreposição 13 com propriedades rurais cadastradas no CAR (Cadastro Ambiental Rural) foi analisada para 14 os melhores caminhos A e B, revelando 51,60% e 50,97% de sobreposição, respectivamente, 15 indicando áreas predispostas para o processo de regularização ambiental. O uso das 16 ferramentas de análise de custo aliado ao método AHP mostrou-se eficiente para delimitação 17 de corredores ecológicos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Geociências, 2016.
Informações de Acesso e Conteúdo: Autorização concedida pelo chefe do Instituto de Geociências para disponibilização na Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM).
Aparece na Coleção:Geoprocessamento Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.