Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2218
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_FlavioAmaranteTorres.pdf658,05 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Liderança e motivação : a influência da liderança na motivação dos colaboradores da diretoria de tecnologia de uma instituição pública financeira
Autor(es): Torres, Flávio Amarante
Orientador(es): Porto, Juliana Barreiros
Damasceno, Alice
Assunto: Liderança
Motivação no trabalho
Estilos gerenciais
Ambiente de trabalho
Data de apresentação: 9-Abr-2011
Data de publicação: 22-Dez-2011
Referência: TORRES, Flávio Amarante. Liderança e motivação: a influência da liderança na motivação dos colaboradores da diretoria de tecnologia de uma instituição pública financeira. 2011. 70 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: De abordagem quantitativa e do tipo explicativa, esta pesquisa objetivou, a partir da percepção dos membros da Diretoria de Tecnologia de uma instituição financeira, identificar qual a relação existente entre o estilo de liderança do gestor e o grau de motivação do indivíduo e da equipe. A partir de uma amostragem do universo citado, um setor que atua no desenvolvimento de soluções de software, estabeleceu-se um estudo relacional entre a liderança e a motivação, buscando compreender parte da natureza destas variáveis, tão importantes aos resultados da organização. Ao final, identificou-se que na percepção dos colaboradores os três estilos gerenciais definidos por Melo (2001) – Relacionamento, Situacional e Tarefa - estão presentes nos gerentes por eles avaliados, com uma ligeira predominância do „Fator Situacional‟, seguido de perto pelo „Fator Relacionamento‟. Identificou-se ainda, conforme as dimensões da Teoria da Expectativa, que os resultados do trabalho mais esperados pelos colaboradores da Diretoria de Tecnologia são os relacionados a „Auto–expressão e Justiça no trabalho‟, „Segurança e Dignidade‟ e „Responsabilidade‟ e que o „Fator Situacional‟, o mais emblemático entre os gerentes constitui o tipo de líder com maior capacidade de influenciar o grau de motivação da equipe pesquisada.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de graduação em Administração a distância, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons