Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2216
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_FernandoMandolini.pdf577,85 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estilo gerencial e compartilhamento de conhecimentos : análise de suas relações em uma gerência de desenvolvimento de sistemas
Autor(es): Mandolini, Fernando
Orientador(es): Porto, Juliana Barreiros
Cunha, Alexandre Domanico da
Assunto: Estilos gerenciais
Gestão do conhecimento
Liderança
Ambiente de trabalho
Data de apresentação: 9-Abr-2011
Data de publicação: 22-Dez-2011
Referência: MANDOLINI, Fernando. Estilo gerencial e compartilhamento de conhecimentos: análise de suas relações em uma gerência de desenvolvimento de sistemas. 2011. 32 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho estuda o relacionamento do estilo gerencial, orientado ao relacionamento, a tarefa ou situacional, com o compartilhamento de conhecimentos em uma gerência de desenvolvimento de sistemas. A coleta de dados se deu por meio da aplicação do fator compartilhamento de conhecimentos da Escala de Mecanismos de Aprendizagem em Organizações (EMAO) e da Escala de Avaliação do Estilo Gerencial (EAEG). A análise dos resultados validou estudo anterior realizado por Isidro-Filho (2006) de que a percepção do compartilhamento de conhecimentos é fortemente influenciada pelo estilo gerencial voltado para o relacionamento e moderadamente influenciada pelo estilo orientado para tarefa. Para o estilo gerencial situacional, os resultados não corroboram o estudo anterior, uma vez que neste trabalho o comportamento da variável compartilhamento de conhecimentos foi fortemente influenciado pela variação da variável estilo gerencial situacional, enquanto que no estudo anterior não foi identificada nenhuma relação relevante.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons