Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22144
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_CristianeOliveiraDeMoura_tcc.pdf3,06 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do potencial de reservação superficial de água no Distrito Federal com aplicação de geotecnologias
Autor(es): Moura, Cristiane Oliveira de
Orientador(es): Roig, Henrique Llacer
Assunto: Abastecimento de água nas cidades
Águas superficiais
Data de apresentação: 16-Mar-2018
Data de publicação: 11-Jun-2019
Referência: MOURA, Cristiane Oliveira de. Análise do potencial de reservação superficial de água no Distrito Federal com aplicação de geotecnologias. 2018. 25 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geoprocessamento Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018
Resumo: Esse trabalho apresenta uma proposta metodológica para a caracterização do potencial de reservação superficial de água com uso das ferramentas e técnicas em geoprocessamento. Tendo em vista os avanços e técnicas encontrados nos Sistemas de Informações Geográficas (SIG) e a possibilidade de utilizá-los como sistema de apoio a tomada de decisão. Utilizando critérios especializados, para geração de mapas para o potencial à reservação no Distrito Federal, que podem servir como indicadores em ações de planejamento e gestão, assim como a identificação de zonas consideradas de baixo potencial para a localização de novas unidades de reservação. A metodologia apresentada para a quantificação do índice de favorecimento a identificação de potenciais locais de barramento e reservatório para Distrito Federal é uma combinação de variáveis espaciais relacionadas a parâmetros geológicos, geomorfológicos e hidrológicos. A geologia, derivada do mapa 1:100.000 foi o tema empregado como referência principal para a conexão dos dados vetoriais com os dados alfanuméricos referente a variável Interconectividade de Fraturas, servindo ainda para representação dos parâmetros para Grau de Coerência e Geossistemas, que em conjunto com as informações básicas sobre Hidrogeologia (sistemas fraturado e cárstico) e Porosidade Efetiva (sistema freático), compõem o Índice de Potencial Geológico ao Barramento e Reservatório. Quanto ao Índice Geomorfológico foram consideradas as unidades de compartimentação elaboradas a partir da organização das características descritivas do relevo em função da altimetria e declividade obtidas por levantamento aerofotogramétrico na escala 1:10.000. O Índice Hidrológico está representado pela estimativa das vazões específicas com base em dados coletados em diversas estações hidrológicas, operadas pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal - CAESB e obtidas a partir das vazões médias mínimas. Os valores de referência adotados neste trabalho representam estatísticas obtidas a partir das séries hidrológicas estimadas para cada uma das unidades hidrológicas e entraram como atributos do arquivo shapefile. Os critérios e pesos adotados nesta pesquisa foram apresentados como propostas iniciais orientadas por outros estudos para o território brasileiro e detalhamento a partir do conhecimento de especialistas. Aspectos no tratamento dos dados de vazão, além de melhoramentos metodológicos para aplicação dos dados de topografia deverão ser considerados para o avanço da pesquisa.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Geociências, 2018.
Informações de Acesso e Conteúdo: Autorização concedida pelo chefe do Instituto de Geociências para disponibilização na Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM).
Aparece na Coleção:Geoprocessamento Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.