Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22139
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_KarenSilvaOliveira_tcc.pdf1,38 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Políticas públicas de inovação : o caso do InovAtiva Brasil
Autor(es): Oliveira, Karen Silva
Orientador(es): Freitas, Christiana Soares de
Assunto: Startup
Empreendedorismo
Data de apresentação: 27-Nov-2018
Data de publicação: 10-Jun-2019
Referência: OLIVEIRA, Karen Silva. Políticas públicas de inovação: o caso do InovAtiva Brasil. 2018. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A pesquisa busca identificar em que medida o programa InovAtiva Brasil colabora para o sucesso de startups em contexto de capacitação e aceleração, considerando os fatores críticos que podem propiciar a sustentabilidade das iniciativas. Descrevendo e analisando o processo de desenvolvimento do programa, por meio de um levantamento teórico e acompanhamento do programa após sua implementação, considerando a importância de startups para o desenvolvimento de inovações com alto potencial de crescimento e investigando a influência do programa no crescimento de startups no Brasil. As inovações propostas pelo programa foram analisadas e os domínios do ecossistema empreendedor esclarecidos, evidenciando a tentativa do programa em construir as pré-condições ideais para o desenvolvimento do ecossistema. Para tanto, foram utilizados o levantamento bibliográfico prévio, a técnica de observação, entrevistas semi-estruturadas e pesquisa documental. A pesquisa permitiu concluir que o programa mostrou ser uma iniciativa desafiadora, por conta da logística do país que é imensa, mas que mesmo assim, em termos gerais, o programa tem conseguido cumprir os objetivos propostos. Foi possível, também, perceber a constante adaptação do programa, aberto a mudanças e atendendo, de forma satisfatória, as demandas do público-alvo das políticas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2018.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons