Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22132
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_FelipeMarcanteArrudaDosSantos_tcc.pdf619,15 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As novas interfaces digitais da democracia participativa : o caso do #3ConfJuv
Autor(es): Santos, Felipe Marcante Arruda dos
Orientador(es): Cruz, Fernanda Natasha Bravo
Assunto: Conferências Nacionais de Juventude
Democracia virtual
Data de apresentação: 4-Dez-2018
Data de publicação: 7-Jun-2019
Referência: SANTOS, Felipe Marcante Arruda dos. As novas interfaces digitais da democracia participativa: o caso do #3ConfJuv. 2018. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Esta análise compreende como o aplicativo #3ConfJuv foi operacionalizado na 3ª Conferência Nacional de Juventude, realizada em dezembro de 2015. A pesquisa também capta a percepção que atores envolvidos no projeto tiveram das lógicas de funcionamento e dos resultados da plataforma. Por meio de pesquisa documental e entrevistas, descreveu-se como a Secretaria Nacional de Juventude colocou em prática a ideia do aplicativo, quais dificuldades encontrou para isso e quais foram as características dos debates e dos grupos de usuários da ferramenta digital. Foi possível observar como se deu a mediação dos debates relativos à temática de juventude entre o Estado e a Sociedade Civil através do aplicativo e que essa mediação digital ampliou a participação social na Conferência. Também se observou a diversidade de grupos interagiram dentro da plataforma e quais questões foram mais debatidas pelos participantes. Por fim, sobre a implementação do #3ConfJuv no processo conferencista, verificou-se a necessidade do fortalecimento, pelo governo federal, da utilização de novas ferramentas que visem ampliar o alcance de arenas de participação da sociedade civil, de modo a ampliar e aprimorar a democracia participativa no Brasil.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2018.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons