Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Zelenovsky, Ricardo | - |
dc.contributor.author | Lopes, Gabriela da Silva | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Gabriela da Silva. Caixa preta para veículos automotivos. 2018. 117 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | A detecção e o acompanhamento de movimentos desempenha um papel muito importante em uma grande variedade de aplicações. Um sensor de medição inercial (IMU) é um dispositivo, composto de sensores como acelerômetros, giroscópios e magnetômetros, utilizado para esta finalidade. Neste trabalho, um IMU e um receptor GPS foram utilizados em um equipamento desenvolvido para obter informações de um automóvel no momento de um acidente. Os dados obtidos são armazenados em uma memória não volátil, o que permite uma análise após o evento e serve como ferramenta para a perícia técnica do acidente. A análise dos dados obtidos é realizada utilizando gráficos e também um software, elaborado com a plataforma de desenvolvimento de jogos Unity 3D, capaz de realizar uma
simulação tridimensional para reconstruir a dinâmica de um acidente de trânsito. A fusão dos dados obtidos com os sensores foi realizada utilizado um filtro, conhecido como filtro de Madgwick, que utiliza quaternions para representar orientações. O objetivo é realizar vários ensaios com o hardware e o software desenvolvidos para verificar os dados obtidos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dectores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Acidentes de trânsito | pt_BR |
dc.title | Caixa preta para veículos automotivos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-06-07T12:57:15Z | - |
dc.date.available | 2019-06-07T12:57:15Z | - |
dc.date.submitted | 2018-07-05 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/22127 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Motion detection and tracking play a critical role in a wide range of fields. An inertial measurement unit (IMU) is a device, made up of sensors such as accelerometers, gyroscopes and magnetometers, used for this purpose. In this project, an IMU and a GPS receiver were used in a device designed to obtain car information at the time of an accident. The data obtained are stored in a non-volatile memory, which allows a post-event analysis and it serves as a tool for the forensic analysis of the accident. The analysis of the obtained data is performed using graphs and also a software developed with the Unity 3D game development platform to perform a three-dimensional simulation to reconstruct the dynamics of the accident. The data fusion was performed using a filter, known as a Madgwick filter, which uses quaternions to represent orientations. The goal is to perform several tests with the hardware and software developed to verify the data obtained. | pt_BR |
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