Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22120
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_TulioCostaDeOliveira_tcc.pdf11,43 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo da tecnologia empregada em veículos elétricos com autonomia estendida : comparativo experimental com veiculos híbridos
Autor(es): Oliveira, Túlio Costa de
Orientador(es): Lisboa, Fábio Cordeiro de
Assunto: Veículos híbridos elétricos
Motores elétricos
Data de apresentação: 6-Jul-2018
Data de publicação: 6-Jun-2019
Referência: OLIVEIRA, Túlio Costa de. Estudo da tecnologia empregada em veículos elétricos com autonomia estendida: comparativo experimental com veículos híbridos. 2018. 87 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Os veículos híbridos resurgem como solução para diminuiçao de emissão de gases poluentes provenientes dos veículos movidos a motores de combustao interna. Dessa forma, o presente trabalho visa comparar dados referentes à emissão de gases e consumo de combustivel e energia de dois veículos: Toyota Prius e um Carro de golfe convertido a elétrico com autonomia estendida, ou híbrido série. A metodologia utilizada para coleta de dados será baseada na NBR 16567/2016 – Veículos rodoviários híbridos elétricos leves – Medição de emissão de escapamento e consumo de combustível e energia – Métodos de ensaio e, anterior a esta, realizada revisão bibliográfica sobre os motores a combustão interna atualmente utilizados e os motores híbridos e de autonomia estendida. A tecnologia de veículos híbridos apresenta-se como primeiro passo para a transição na utilização de veículos puramente elétricos devido a baixa autonomia das baterias utilizadas. Dessa forma, o presente trabalho limitou-se apenas ao estudo da tecnologia de veículos híbridos e elétricos, pretendendo para o segundo trabalho de conclusão de curso apresentar resultados referentes aos objetivos propostos.
Abstract: Hybrid vehicles are used as a solution to reduce the emission of polluting gases from vehicles powered by internal combustion engines. Thus, the present work aims to compare data referring to the emission of gases and consumption of fuel and energy of two vehicles: Toyota Prius and a golfe car converted to electric with extended autonomy, or hybrid series. The methodology used for data collection will be based on NBR 16567/2016 - Light electric hybrid road vehicles - Measurement of exhaust emission and fuel and energy consumption - Test methods and, prior to this, a literature review on combustion engines currently used and hybrid and extended range engines. Hybrid vehicle technology presents itself as the first step in the transition in the use of pure electric vehicles due to the low autonomy of the batteries used. Thus, the present work was limited to the study of hybrid and electric vehicle technology, and the second work of course completion was to present results regarding the proposed objectives.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2018.
Aparece na Coleção:Engenharia Automotiva



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons