Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/22120
Título: | Estudo da tecnologia empregada em veículos elétricos com autonomia estendida : comparativo experimental com veiculos híbridos |
Autor(es): | Oliveira, Túlio Costa de |
Orientador(es): | Lisboa, Fábio Cordeiro de |
Assunto: | Veículos híbridos elétricos Motores elétricos |
Data de apresentação: | 6-Jul-2018 |
Data de publicação: | 6-Jun-2019 |
Referência: | OLIVEIRA, Túlio Costa de. Estudo da tecnologia empregada em veículos elétricos com autonomia estendida: comparativo experimental com veículos híbridos. 2018. 87 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Os veículos híbridos resurgem como solução para diminuiçao de emissão de
gases poluentes provenientes dos veículos movidos a motores de combustao interna.
Dessa forma, o presente trabalho visa comparar dados referentes à emissão de gases
e consumo de combustivel e energia de dois veículos: Toyota Prius e um Carro de
golfe convertido a elétrico com autonomia estendida, ou híbrido série. A metodologia
utilizada para coleta de dados será baseada na NBR 16567/2016 – Veículos rodoviários
híbridos elétricos leves – Medição de emissão de escapamento e consumo
de combustível e energia – Métodos de ensaio e, anterior a esta, realizada revisão
bibliográfica sobre os motores a combustão interna atualmente utilizados e os motores
híbridos e de autonomia estendida. A tecnologia de veículos híbridos apresenta-se
como primeiro passo para a transição na utilização de veículos puramente elétricos
devido a baixa autonomia das baterias utilizadas. Dessa forma, o presente trabalho
limitou-se apenas ao estudo da tecnologia de veículos híbridos e elétricos, pretendendo
para o segundo trabalho de conclusão de curso apresentar resultados referentes aos
objetivos propostos. |
Abstract: | Hybrid vehicles are used as a solution to reduce the emission of polluting gases
from vehicles powered by internal combustion engines. Thus, the present work aims to
compare data referring to the emission of gases and consumption of fuel and energy of
two vehicles: Toyota Prius and a golfe car converted to electric with extended autonomy,
or hybrid series. The methodology used for data collection will be based on NBR
16567/2016 - Light electric hybrid road vehicles - Measurement of exhaust emission
and fuel and energy consumption - Test methods and, prior to this, a literature review
on combustion engines currently used and hybrid and extended range engines. Hybrid
vehicle technology presents itself as the first step in the transition in the use of pure
electric vehicles due to the low autonomy of the batteries used. Thus, the present work
was limited to the study of hybrid and electric vehicle technology, and the second work
of course completion was to present results regarding the proposed objectives. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2018. |
Aparece na Coleção: | Engenharia Automotiva
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons