Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22118
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AndersonFranciscoDaSilva_tcc.pdf435,66 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação motora de crianças do 3° e 4° ano do ensino fundamental da Escola Municipal Tia Clarisse em Tapiramutá – BA
Autor(es): Silva, Anderson Francisco da
Orientador(es): Castro, Oséias Guimarães de
Assunto: Capacidade motora nas crianças
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 6-Jun-2019
Referência: SILVA, Anderson Francisco da. Avaliação motora de crianças do 3° e 4° ano do ensino fundamental da Escola Municipal Tia Clarisse em Tapiramutá – BA. 2018. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Tapiramutá - BA, 2018.
Resumo: O objetivo deste estudo foi verificar o nível do desempenho motor das habilidades motoras grossas de crianças, através da aplicação do Teste de Desenvolvimento Motor Grosso (TGMD-2). A amostra foi composta por 20 crianças, sendo 10 do sexo feminino e 10 do sexo masculino, com idade entre 08 e 09 anos, pertencentes ao 3° e 4° ano do ensino fundamental. As crianças pertenciam a Escola Municipal Tia Clarisse em Tapiramutá–BA. Todas as crianças foram filmadas realizando os subtestes locomotor e manipulativo (controle de objetos) do TGMD-2. Após as observações e filmagens, as habilidades motoras foram analisadas, utilizando os critérios de desempenho para as respectivas habilidades motoras, e posteriormente obtendo os resultados para os subtestes. Os resultados apontaram que as crianças avaliadas, apresentam um nível regular no desenvolvimento das habilidades motoras. Ou seja, as mesmas se enquadram de modo geral, em uma escala determinada como elementar dos escores. Visto que obtiveram dentre os resultados finais do teste índices de 49,17% na escala elementar em cada uma das habilidades (locomotiva e controle de objetos), ou seja, encontram-se em um nível médio/adequado perante suas idades cronológicas. Entretanto, foi possível também observar o grau de desenvolvimento e diferenças entre meninas e meninos, quanto aos níveis de desenvolvimento das habilidades. No qual as meninas apresentaram valores superiores aos meninos no que se refere às habilidades motoras locomotivas. Já por outro lado, os meninos mostraram valores superiores às meninas no que se refere às habilidades motoras manipulativas (controle de objetos). Diante dos resultados e fazendo uma analise de todo o contexto durante a fase da pesquisa e resultados, compreende-se que a escola e a rede educacional de Tapiramutá, necessitam realizar planejamentos voltados para o desenvolvimento motor de seus alunos, disponibilizando materiais e recursos necessários para as práticas. Assim como, disponibilizar professores de educação física para as séries iniciais, para que os mesmos possam identificar problemas relacionados ao desenvolvimento motores dos alunos e adequando o desenvolvimento motor de acordo as idades de cada.
Abstract: The objective of this study was to verify the level of motor performance of the gross motor skills of children, through the application of the Thick Motor Development Test (TGMD-2). The sample consisted of 20 children, of whom 10 were female and 10 were male, aged 08 to 09 years, belonging to the 3rd and 4th year of elementary school. The children belonged to the Tia Clarisse Municipal School in Tapiramutá-BA. All children were filmed performing the locomotor and manipulative subtests (control of objects) of TGMD-2. After the observations and filming, the motor skills were analyzed using the performance criteria for their motor skills, and subsequently obtaining the results for the subtests. The results showed that the children evaluated had a regular level of motor skills development. That is, they fit in a general way, on a determined scale as elementary of the scores. Since they obtained indices of 49.17% in the elemental scale in each one of the abilities (locomotive and control of objects), that is to say, they are in a medium / adequate level before their chronological ages. However, it was also possible to observe the degree of development and differences between girls and boys regarding levels of skill development. In which the girls presented values superior to the boys with respect to the locomotive motor skills. On the other hand, the boys showed values superior to the girls with respect to the manipulative motor skills (control of objects). In view of the results and an analysis of the whole context during the research and results phase, it is understood that the school and the educational network of Tapiramutá need to make plans for the motor development of its students, providing the necessary materials and resources to practices. As well as providing physical education teachers for the initial grades, so that they can identify problems related to students' motor development and adjusting motor development according to the ages of each.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Universidade Aberta do Brasil, Polo Piritiba - BA. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons