Título: | Avaliação motora de crianças do 3° e 4° ano do ensino fundamental da Escola Municipal Tia Clarisse em Tapiramutá – BA |
Autor(es): | Silva, Anderson Francisco da |
Orientador(es): | Castro, Oséias Guimarães de |
Assunto: | Capacidade motora nas crianças |
Data de apresentação: | 2018 |
Data de publicação: | 6-Jun-2019 |
Referência: | SILVA, Anderson Francisco da. Avaliação motora de crianças do 3° e 4° ano do ensino fundamental da Escola Municipal Tia Clarisse em Tapiramutá – BA. 2018. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Tapiramutá - BA, 2018. |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi verificar o nível do desempenho motor das
habilidades motoras grossas de crianças, através da aplicação do Teste de
Desenvolvimento Motor Grosso (TGMD-2). A amostra foi composta por 20
crianças, sendo 10 do sexo feminino e 10 do sexo masculino, com idade entre
08 e 09 anos, pertencentes ao 3° e 4° ano do ensino fundamental. As crianças
pertenciam a Escola Municipal Tia Clarisse em Tapiramutá–BA. Todas as
crianças foram filmadas realizando os subtestes locomotor e manipulativo
(controle de objetos) do TGMD-2. Após as observações e filmagens, as
habilidades motoras foram analisadas, utilizando os critérios de desempenho
para as respectivas habilidades motoras, e posteriormente obtendo os
resultados para os subtestes. Os resultados apontaram que as crianças
avaliadas, apresentam um nível regular no desenvolvimento das habilidades
motoras. Ou seja, as mesmas se enquadram de modo geral, em uma escala
determinada como elementar dos escores. Visto que obtiveram dentre os
resultados finais do teste índices de 49,17% na escala elementar em cada uma
das habilidades (locomotiva e controle de objetos), ou seja, encontram-se em
um nível médio/adequado perante suas idades cronológicas. Entretanto, foi
possível também observar o grau de desenvolvimento e diferenças entre
meninas e meninos, quanto aos níveis de desenvolvimento das habilidades. No
qual as meninas apresentaram valores superiores aos meninos no que se
refere às habilidades motoras locomotivas. Já por outro lado, os meninos
mostraram valores superiores às meninas no que se refere às habilidades
motoras manipulativas (controle de objetos). Diante dos resultados e fazendo
uma analise de todo o contexto durante a fase da pesquisa e resultados,
compreende-se que a escola e a rede educacional de Tapiramutá, necessitam
realizar planejamentos voltados para o desenvolvimento motor de seus alunos,
disponibilizando materiais e recursos necessários para as práticas. Assim
como, disponibilizar professores de educação física para as séries iniciais, para
que os mesmos possam identificar problemas relacionados ao
desenvolvimento motores dos alunos e adequando o desenvolvimento motor
de acordo as idades de cada. |
Abstract: | The objective of this study was to verify the level of motor performance of the
gross motor skills of children, through the application of the Thick Motor
Development Test (TGMD-2). The sample consisted of 20 children, of whom 10
were female and 10 were male, aged 08 to 09 years, belonging to the 3rd and
4th year of elementary school. The children belonged to the Tia Clarisse
Municipal School in Tapiramutá-BA. All children were filmed performing the
locomotor and manipulative subtests (control of objects) of TGMD-2. After the
observations and filming, the motor skills were analyzed using the performance
criteria for their motor skills, and subsequently obtaining the results for the
subtests. The results showed that the children evaluated had a regular level of
motor skills development. That is, they fit in a general way, on a determined
scale as elementary of the scores. Since they obtained indices of 49.17% in the
elemental scale in each one of the abilities (locomotive and control of objects),
that is to say, they are in a medium / adequate level before their chronological
ages. However, it was also possible to observe the degree of development and
differences between girls and boys regarding levels of skill development. In
which the girls presented values superior to the boys with respect to the
locomotive motor skills. On the other hand, the boys showed values superior to
the girls with respect to the manipulative motor skills (control of objects). In view
of the results and an analysis of the whole context during the research and
results phase, it is understood that the school and the educational network of
Tapiramutá need to make plans for the motor development of its students,
providing the necessary materials and resources to practices. As well as
providing physical education teachers for the initial grades, so that they can
identify problems related to students' motor development and adjusting motor
development according to the ages of each. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Universidade Aberta do Brasil, Polo Piritiba - BA. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.22118 |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|