Título: | Lugar de criança : um olhar sobre educação domiciliar no Brasil |
Autor(es): | Brasil, Julyana Gomes Neris Rodrigues, Priscilla Ferreira Miranda |
Orientador(es): | Santos, Sérgio Ribeiro de Aguiar |
Assunto: | Educação não-formal Ensino básico domiciliar |
Data de apresentação: | 28-Nov-2018 |
Data de publicação: | 31-Mai-2019 |
Referência: | BRASIL, Julyana Gomes Neris; RODRIGUES, Priscilla Ferreira Miranda. Lugar de criança: um olhar sobre educação domiciliar no Brasil. 2018. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | O homeschooling ainda é uma modalidade de ensino controversa e pouco conhecida
no Brasil. Apesar disso, cresce o número de adeptos à esse tipo de ensino
conhecido também como Educação Domiciliar. A prática, no entanto, ainda gera
muitas dúvidas e carece de uma legislação específica que a regulamente. Diante
disso, famílias lutam pela permissão desse tipo de ensino no Brasil enquanto o
restante do país tenta acompanhar esse fenômeno crescente. A ideia do
documentário é tentar responder as principais questões que envolvem o ensino
domiciliar. Desde os motivos que levam os pais a optarem por esse ensino até as
questões legais que envolvem o tema, o documentário busca abordar a educação
domiciliar trazendo como protagonistas as próprias famílias que o praticam e a visão
de especialistas no assunto. Com isso, levantam-se também importantes questões
como, por exemplo, o papel da escola na atualidade e a possibilidade de recursos e
métodos pedagógicos alternativos. |
Abstract: | Homeschooling is still a controversial and not so well known movement in Brazil.
Despite of that, the number of supporters of this model of education also known as
home education grows. This practice, however, still raises many questions and lacks
specific legislation. Facing numerous challenges, many families struggle to get
permission to practice this type of education in Brazil as the rest of the country tries
to keep up with this growing phenomenon. The idea of this documentary is to answer
the main questions that involve home education. From what leads parents to choose
this way of teaching to the legal issues that surround the theme, the documentary
seeks to approach homeschooling bringing as protagonists the families that practice
it and the opinion of experts in the subject. The documentary also raises important
issues such as the role of the school today and the possibility of alternative
educational resources and methods. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2018. |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Jornalismo
|